A taxa Selic se manteve em 2% após reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) realizada em 20 de janeiro. Esta é a quarta vez seguida que a taxa se manteve na mínima histórica. Isso significa que os negócios da chamada “economia real” tendem a receber mais investimentos frente as opções estritamente financeiras cujo retorno tende a ser menor em um cenário de juros básicos extremamente baixos.
No atual patamar, investimentos atrelados a renda fixa, como a tradicional poupança, se tornam desvantajosos em relação à inflação. Segundo o Professor Jorge Duro, do IAG – Escola de Negócios da PUC Rio, em entrevista ao Portal do Franchising, a inflação e a Selic baixas tornam alguns investimentos menos atraentes. “O mercado de renda fixa, como o tesouro direto e a poupança deixaram de ser atraentes. Por isso, muitas pessoas estão migrando para a renda variável, que tem mais de dois milhões de novos usuários, sendo que muitos desses são pessoas insatisfeitas com a renda fixa”, explica o professor.
Uma opção para quem quer investir as economias é o setor de franquias que é conhecido por ser mais resiliente em crises econômicas. Por terem processos de gestão mais fortificados e operarem modelos de negócio já testados, o tempo de adaptação das franquias a um novo cenário é mais rápido e assertivo. É o que indicam estudos da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Depois de amargar quedas de quase 50%, o setor registrou uma redução de apenas 6,9% no 3° trimestre, sendo que alguns segmentos voltaram a registrar crescimento, como é o caso de Casa e Construção.
“O conceito da franquia é uma ideia de investimento muito inteligente, porque permite gerenciar um negócio que deve ser lucrativo e esse lucro deve ser mais rentável do que um investimento em renda fixa ou até mesmo renda variável”, destacou o professor Jorge Duro ao Portal do Franchising.
Abaixo, há opções de diferentes setores do mercado para aproveitar a baixa dos juros e ser dono do próprio negócio. Veja qual mais se identifica com o seu perfil:
5àsec
Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Trata-se da maior rede de lavanderias do Brasil, com 442 unidades em todo o território nacional. A marca conta com cinco formatos de negócios, sendo loja padrão, loja satélite, Express, HUB e Lockers (apenas para quem já é franqueado e quer mais um ponto de operação) com valores que partem de R$ 80 mil, com uma estimativa de faturamento médio de a partir de 65 mil e prazo de retorno de 24 a 40 meses.
Água Doce Sabores do Brasil
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Atualmente, são 80 unidades em oito estados. Além do conceito de restaurante completo com investimento a partir de R$ 460 mil, a rede lançou um modelo mais enxuto voltado para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas, o Água Doce Express com investimento de R$ 241.800. O faturamento do modelo tradicional é de R$ 130 mil com prazo de retorno de 30 a 60 meses. Já o formato enxuto, o faturamento médio mensal é de R$ 80 mil e previsão de retorno de investimento de 24 a 36 meses.
Calçados Bibi
Fundada em 1949, a Bibi é referência no mercado de calçados infantis. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. A Bibi exporta para mais de 70 países nos cinco continentes com marca e design próprio. No Brasil, está presente em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com 130 lojas. A Bibi tem três modelos de negócios, que podem ser escolhidos de acordo com o número de habitantes da cidade que o investidor possui interesse em investir. São eles: loja padrão, Light e microfranquia. Os valores partem de R$ 90 mil com prazo de retorno a partir de 12 meses. Já o faturamento médio mensal começa em R$ 40 mil.
Divino Fogão
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede, associada da ABF (Associação Brasileira de Franchising), conta com 176 restaurantes presentes em todas as regiões do País. Com formato de franquia destinado para shopping centers, o investidor deve desembolsar R$ 700 mil para ser um franqueado da marca. Com faturamento médio de R$ 190 mil, o prazo de retorno é de 36 meses.
IGUi
A iGUi é a maior fabricante de piscinas em P.R.F.V. (poliéster reforçado com fibra de vidro) do mundo e está presente com indústrias (máster franquias) e lojas (franquias) em mais de 50 países. A rede iniciou suas atividades na cidade de Gravataí (região metropolitana de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, em junho de 1995. Em 2000, estabeleceu seu primeiro polo industrial fora da Região Sul, em Cedral, no interior de São Paulo. Em 2008, transferiu oficialmente sua sede para a cidade. Atualmente, com mais de 25 anos de mercado e muita inovação, é líder mundial no segmento de piscinas em P.R.F.V., contando com mais de 800 unidades entre lojas de piscina e franquias TRATABEM no Brasil e exterior, nos cinco continentes. Com 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos, a iGUi disputa os maiores e mais desenvolvidos mercados mundiais como os da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Austrália. Para fazer parte da rede, é necessário investir a partir de R$ 250 mil. O prazo de retorno é de até 24 meses e faturamento médio de R$ 100 mil.
Maple Bear
Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 500 escolas em 24 países, atendendo mais de 40 mil crianças e adolescentes, a Maple Bear Canadian School é líder mundial em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas melhores práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do mundo. No Brasil, a Maple Bear está presente em todos os estados do País com 157 escolas, que contam com uma metodologia canadense de ensino experiencial, bilíngue e multicultural. Em 2017, o Grupo SEB tornou-se o controlador da master franquia brasileira, que investe em treinamento com educadores canadenses, oferece uma oportunidade de negócio sólido e com propósito social que contribui com a formação dos jovens e do País. Para ser um franqueado da rede, é necessário um investimento de a partir de R$ 1,2 milhão com margem de lucro de 20%. O prazo de retorno é de partir de 36 meses.
Mr. Cheney
O Mr. Cheney é uma rede de franquias de cookies tipicamente americanos. Fundada no Brasil em 2005 pelo casal Lindolfo e Elida Paiva, a marca se tornou reconhecida no mercado por meio de sua receita especial, ensinada por um amigo, o cookieman americano Jay Cheney, da Califórnia, que inspirou o nome da rede. A primeira loja foi inaugurada no bairro da Casa Verde, em São Paulo, e, desde então, as franquias começaram a se espalhar por todo o Brasil. Com o diferencial do cookie recém-assado (conceito Fresh Baked), as lojas oferecem uma fornada a cada 20 minutos, espalhando o aroma inconfundível por todo ambiente. Além do cookie, o Mr. Cheney também oferece outras sobremesas, como cookie ice mountain (com sorvete), brownie, apple pie (torta de maçã americana), entre outras opções, sendo algumas sazonais. Associadas à ABF, a marca possui mais de 75 unidades em operação, espalhadas em 14 estados brasileiros. O investimento para ser um franqueado da rede é de R$ 270 mil a R$ 500 mil com faturamento médio mensal de R$ 55 mil e prazo de retorno de 24 a 36 meses.
Royal Face
Rede especializada em harmonização Facial, fundada em Curitiba em 2015, e atua desde 2018 no sistema de franquias com três modelos de negócios: Slim, Standard e Premium. O investimento inicial é a partir de R$ 159 mil, com um faturamento que pode chegar até R$2,6 milhões anuais, dependendo do modelo e um retorno de investimento de 18 a 23 meses. Possui como carro chefe o Carnê da Beleza oferecendo facilidade no pagamento dos mais de 40 tipos de tratamentos faciais e corporais, com destaque para toxina botulínica, preenchimento e fios de sustentação. Atualmente, possui cerca de 70 unidades operando e outras 124 em implantação todas as regiões do País.
TRATABEM
A franquia TRATABEM foi criada em 2012 com o objetivo de formar profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água, por meio de cursos específicos realizados na UniGUi – Universidade da Piscina – e com todo suporte da marca. A franquia possui o formato Loja TRATABEM, que custa a partir de R$ 68 mil, e realiza serviços de suporte e manutenção para todos os tipos de piscinas. O faturamento médio mensal do modelo é de R$ 20 mil com prazo de retorno de 12 a 18 meses.