O Portal Solar, franqueadora com mais de 200 unidades espalhadas pelo País e cerca de 20 mil sistemas fotovoltaicos instalados em residências e empresas, passou a receber neste ano uma média de 1,5 mil candidatos por mês na plataforma.
Anunciada este mês pelo Portal Solar, a nova taxa de franquia é de R$ 5 mil, com previsão de cada unidade atingir um faturamento médio mensal da ordem R$ 150 mil já nos primeiros 180 dias de operação. E o tempo de retorno do investimento varia entre 4 e 8 meses. O faturamento no ano pode chegar a até R$ 1 milhão.
Além de uma semana de treinamento com a franqueadora, o Portal Solar também disponibiliza aos franqueados um totem de vendas e todo o material comercial que as unidades precisam. Também é oferecido todo o suporte do time comercial da sede, incluindo um gerente e um engenheiro designados para cada franqueado, que acompanham e dão apoio constante nas visitas técnicas.
O enxoval completo para o franqueado inclui ainda a entrega de drone, iPad e acesso permanente ao software de gestão e vendas, além de uma série de materiais de marketing, com milhares de flyers. O custo inicial do enxoval é de R$ 15 mil.
Portanto, o valor total do investimento inicial do franqueado é de R$ 20 mil. Já os royalties, que variam conforme o tamanho do sistema solar vendido, a quantidade de vendas no mês e a forma de pagamento adotada, pode ser pago em até 90 dias.
Outra vantagem do Portal Solar é oferecer leads qualificados para as franquias com maior desempenho e dedicação. Esses potenciais clientes chegam diariamente ao site da franqueadora, que recebe cerca de 500 mil visitas por mês.
Foco em vendas
Um novo diferencial é a ausência de necessidade de instalação dos painéis solares e homologação do sistema junto às concessórias de energia elétrica, cujo trabalho é de total responsabilidade da franqueadora, que possui equipe dedicada para instalar os sistemas fotovoltaicos e acompanhar todos os processos em nível nacional, bem como assume o estoque e o trabalho logístico com os equipamentos.
Neste modelo, o franqueado tem atuação exclusivamente em vendas dos projetos solares, incluindo prospecção e visitas técnicas. Cada unidade também conta com um software e um aplicativo exclusivo que as etapas do processo: desde o CRM, passando pelo design, prognóstico de geração e economia do sistema fotovoltaico, até soluções financeiras. A ferramenta foi desenvolvida com interface simples e amigável, o que possibilita até a um leigo projetar e vender um sistema fotovoltaico apenas com o uso de um dispositivo móvel, como tablets e celulares.
O novo software integra CAD (Computer Aided Design) com tecnologia de Drone, que mapeia o telhado e permite o dimensionamento adequado do projeto de engenharia e de instalação dos painéis, de modo a garantir maior eficiência e redução desejada na conta de luz do cliente. A tecnologia também faz durante o mapeamento a previsão precisa de geração de energia e economia gerada nos próximos 25 anos.
“Além de contar com treinamento online, em uma plataforma exclusiva, e presencial, na sede do Portal Solar, o franqueado será acompanhado de perto de forma constante por nossa equipe de consultores comerciais, garantindo que ele desenvolva rapidamente a experiência necessária para atuar com segurança nesse setor”, explica Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar.
“O nosso modelo foi estruturado para que o franqueado possa se concentrar na atuação comercial, prospectando e vendendo sistemas de energia solar fotovoltaica, deixando toda a parte de logística e instalação sob responsabilidade do Portal Solar”, acrescenta.
Sem experiência prévia: treinamentos e consultoria
O franqueado recebe treinamento teórico e prático, trilha de conhecimento, enxoval que contém EPIs, uniformes, um drone e material de marketing. A franqueadora também é responsável pela criação dos projetos e das homologações necessárias do sistema junto à concessionária, sem custos ou responsabilidades para o franqueado.
O Portal Solar também presta consultoria comercial, de marketing, jurídica e de engenharia, no intuito de garantir maior eficiência das unidades, bem como possui fornecedores de equipamentos homologados, com as melhores marcas e modelos para oferecer aos clientes.