Segundo estudo do mercado de limpeza profissional no Brasil, da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) e Top Marketing Consultores, o serviço de limpeza é uma das atividades com maior potencial de crescimento mundial. A percepção do setor é de crescimento generalizado, incluindo a prestação de serviços, com alta tanto na demanda comercial como na residencial e indústria.
“Não há dúvidas de que um ambiente limpo e devidamente higienizado é ideal para a prevenção de contágio de quase todos os tipos de doenças, inclusive a Covid-19”, afirma José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help.
Franquias que oferecem serviços de limpeza e higienização têm percebido a alta demanda do consumidor principalmente por questões sanitárias envolvendo a pandemia do novo coronavírus. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que 47,7% das franqueadoras mantiveram ou ampliaram seus planos de expansão. Ainda de acordo com a ABF, o segmento representou um bom resultado e registrou faturamento de R$ 1.469 bilhões. Até mesmo dentro do segmento de serviços, para se ter uma ideia, as franquias de limpeza e conservação movimentam cerca de R$ 18 bilhões no Brasil.
Sendo cada vez mais valorizado, o setor se mostra bastante promissor principalmente para quem pensa em investir no próprio negócio abrindo uma unidade franqueada nessa área.
Primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas, a Mary Help, que viu seu faturamento despencar em 70% no início da crise provocada pelo novo coronavírus, já chegou à recuperação de 110% com relação ao período pré-pandemia. “As pessoas estavam receosas de receber os profissionais em casa, principalmente no início da pandemia. Assim como o mercado em geral, sentimos a queda, porém conseguimos nos recuperar logo, diferentemente, infelizmente, de muitas empresas. A confiança dos consumidores foi aumentando com a reabertura do comércio e, principalmente porque nossos profissionais seguem um protocolo rígido de cuidados”, declara o empreendedor.
O lançamento no início da pandemia, do tratamento para sanitização de ambientes, que reduz a chance das pessoas se infectarem por vírus – incluindo o Sars-CoV-2 (causador da Covid-19), bactérias e fungos, foi importante para a retomada da rede. O serviço foi criado para complementar a limpeza convencional que a Mary Help já oferece desde 2011, através do agenciamento de equipes de profissionais diaristas. A demanda tem sido alta não apenas por parte das empresas, como também pelo mercado doméstico (residências), que hoje representa 60% da carteira de clientes da rede.
As iniciativas por parte da franqueadora para que o faturamento da rede voltasse a tomar o mesmo fôlego de antes, fizeram inclusive com que não houvesse o fechamento de unidades, muito pelo contrário, a Mary Help inaugurou unidades em São Paulo (SP), João Pessoa (PB), Canoas (RS) e Salvador (BA) durante a pandemia.
Mary Help oferece baixo valor de investimento e alta rentabilidade
Fundado em julho de 2011 e, portanto, ainda antes da criação da “PEC das Domésticas” (projeto de emenda constitucional que em 2013 regulamentou a profissão de empregada doméstica e diaristas), o negócio aproxima, de maneira fácil e prática, clientes que precisam contratar prestadores de serviço de quem necessita trabalhar.
A rede de franquias cresce a cada ano e registrou em 2019 uma média de 400 mil diárias e um faturamento de R$ 52 milhões. Com 120 unidades espalhadas por todas as regiões do país, contabiliza cerca de 5 mil diaristas ativas e preparadas para atender seus clientes em poucos cliques, através do seu aplicativo próprio, pelo site, WhatsApp ou mesmo uma simples ligação.
Entre os serviços de diaristas e mensalistas que é possível contratar além de faxineira, estão os de lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos etc. No agendamento, o cliente diz exatamente o que precisa e o número de horas que deseja contratar.
Os profissionais são constantemente avaliados com a ajuda dos próprios clientes não apenas através do serviço de pós-venda, como também classificando as diárias e analisando os pontos positivos e negativos a serem melhorados. Além do procedimento padrão para contratação das profissionais, como por exemplo, a checagem do histórico da pessoa, referências, entrevistas e testes, algumas unidades da Mary Help apostam em psicólogos para darem os treinamentos.
Os diferenciais que a rede oferece fazem, inclusive, com que antigos clientes se tornem franqueados. Para quem deseja investir na marca, a rede exige investimento a partir de R$ 40 mil. Além do baixo valor inicial, a marca oferece alta rentabilidade (de até 25% sobre o faturamento bruto) e rápido retorno de investimento (12 a 14 meses). Confira abaixo a ficha de Investimentos Mary Help