Um dos setores mais prejudicados pela pandemia de coronavírus foi o de eventos, entre eles as feiras de empreendedorismo, que após longo período de restrições e isolamento social estão retornando gradualmente as atividades presenciais.
De forma geral, as feiras presenciais assumem um papel importante no fornecimento de serviços, logística, alimentação, equipamentos de audiovisual, cenografia, entre outros. Essas ações além de gerar oportunidade de emprego para quem desempenha essas funções, é também responsável por ajudar na recuperação e desenvolvimento financeiro das empresas e de todo o mercado.
De acordo com levantamento realizado no início do ano pela a Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos), mais de 450 mil empregos na área foram perdidos com o confinamento. Mas com a liberação dos eventos presenciais e a divulgação de datas para eventos corporativos e feiras de entretenimento, o mercado mostra que está voltando.
Organizada pelo NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias, a FranchiseB2B auxilia na construção e recuperação no setor de franquias, pois oferece aos expositores a oportunidade de apresentar seus negócios de forma confiável e segura. “Muitos ainda preferem negociar “olho no olho”, ter esse contato que traz mais credibilidade ao produto ou serviço oferecido, é a grande oportunidade de movimentar o setor, de suprir todo esse tempo sem poder participar de um evento presencial”, afirma Ricardo Branco, diretor executivo da FranchiseB2B.
Grandes oportunidades
Evento como a FranchiseB2B além de promover o contato com as inovações do mercado de empreendedorismo, também traz benefícios como:
- Tornar a marca mais conhecida e valiosa;
- Atrair públicos de outras localidades;
- Facilitar a comunicação entre empresa e cliente;
- Promover a interação da marca com futuro empreendedor;
- Possibilitar a oferta de produtos e serviços exclusivos para quem participa;
- Consolidar a empresa no mercado e têm alto impacto no faturamento.
De acordo com Branco, a primeira edição da FranchiseB2B resultou em mais de 80 marcas participantes, mais de 1.500 visitantes, mais de 10 horas de palestras e mais de 1,5 milhão de negócios gerados. Números que refletem o quão ansioso o público estava por um evento como esse.
A primeira edição da feira em São Paulo serviu de termômetro para as próximas edições, através dela foi possível saber quais as dúvidas mais frequentes de quem deseja iniciar seu próprio negócio e atualizar quem já atua no mercado. Complementando o evento, os participantes também participaram das salas de conhecimento com palestras de renomados empresários do mercado de franchising, uma chance de absorver conhecimento sobre o mundo do empreendedorismo.
Perspectivas para próximas edições
Com os atrativos dos serviços oferecidos na edição anterior, de acordo com os organizadores a expectativa de participação das marcas na FranchiseB2B em todo circuito nacional é de 80 a 100 marcas. Com a boa aceitação, o formato da feira será mantido, porém com complemento de novos atrativos para aguçar ainda mais os expositores e interessados como: credenciamento diferenciado com inúmeras facilidades, área de serviço com degustações e apresentação de produtos, palestras, sala de reuniões e painéis com debates.
Com a volta gradual das feiras presenciais, os expositores e investidores demonstraram um interesse maior no modelo de evento como a FranchiseB2B, com isso, a expectativa da rede para recepcionar novos empreendedores é grande. “Estamos confiantes na retomada desse crescimento e acreditamos que o ano terá um resultado ainda melhor, inclusive na economia, o que acaba gerando mais oportunidades para o empreendedorismo”, conta Branco.
As formas de se programar para garantir a participação no evento continuam as mesmas, o investidor pode entrar em contato por meio dos telefones ou realizar o cadastro através do site e terá seu ingresso gratuito, tanto para palestras, e agendamentos com as marcas.
Calendário FranchiseB2B 2022:
- 17 fevereiro – Belo Horizonte (MG)
- 17 março – São Paulo (SP)
- 14 abril – Recife (PE)
- 05 maio – Brasília (DF)
- 19 maio – Vitória (ES)
- 16 junho – Rio de Janeiro (RJ)
- 30 junho – Manaus (AM)
- 21 julho – Campinas (SP)
- 11 agosto – Ribeirão Preto (SP)
- 25 agosto – Curitiba (PR)
- 22 setembro – Fortaleza (CE)
- 06 outubro – São José dos Campos (SP)
- 20 outubro – Salvador (BA)
- 10 novembro – Joinville (SC)
- 24 novembro – São Paulo (SP)
- 08 dezembro – Santo André (SP)