É verdade que o uso excessivo de aparelhos celulares, principalmente entre o público infantojuvenil, tem elevado a demanda por óculos em todo o país. Com o brasileiro envelhecendo, por questões fisiológicas, ele precisará de alguma compensação visual, e com isso, o setor óptico já aposta em um avanço forte.
Segundo dados da Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica), de 2006 para 2017 houve aumento de 172% no faturamento do segmento, passando de R$ 7,7 bilhões para R$ 21 bilhões. A verdade é que os óculos deixaram de ser apenas um acessório para necessidade para também agora fazer parte da moda. No passado, usar óculos era visto de forma debochada, hoje ter mais de uma peça é habitual para usar em ocasiões diferentes.
É de olho nesse mercado promissor que a empresa Instituto Visão Solidária (IVS) chega ao mercado de franchising com o objetivo de expandir o negócio, que oferece ao cliente um mix de produtos e marcas próprias, com preços acessíveis.
Jovem empreendedor
O IVS é comandado por Tony Cozendey, de 32 anos, que criou a marca em 2015, aos 25 anos, com o propósito de inovar e oferecer aos usuários de óculos uma nova experiência na compra com várias marcas próprias de armações; óculos de sol; lentes com altíssima tecnologia; e o que tem de melhor no mercado com acessibilidade, sem necessidade de gastos exorbitantes. Nessa época, os óculos eram vendidos de porta em porta em todas as regiões do país.
“Comecei a trabalhar no mercado óptico aos 15 anos de idade, passando por diversas áreas. A ideia de criar o IVS surgiu quando visualizei uma lacuna muito grande entre o início da produção das lentes e das armações até chegar no consumidor final, o que desta forma, tornava o produto mais caro. Diante dessa situação, vi a oportunidade de empreender neste segmento e ressignificar todo esse processo, e através da experiência e contatos com as indústrias de lentes e armações, consegui entregar para o consumidor final um produto de qualidade por um preço justo”, relembra o diretor executivo do IVS.
Em 2018, com o negócio bem mais estruturado e com maiores resultados, Tony decidiu reinventar seu negócio e inaugurar a primeira unidade física da marca, na cidade de Cuiabá (MT).
A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais, através do modelo diferenciado e inovador. Com uma média anual de 60 mil óculos vendidos, o carro-chefe da empresa são os óculos de grau que representam 80% das peças comercializadas. As armações são vendidas com valor único de R$ 49,99, enquanto que os óculos de sol são encontrados a partir de R$ 79,99.
São mais de dois mil modelos de armações nas lojas, sendo todos de marcas próprias, entre eles, o do próprio Tony Cozendey que assina uma linha exclusiva para a rede de franquia. Em 2022 a marca migrou para o franchising com o plano de alcançar novas regiões brasileiras.
Modelo de negócio
A franquia Instituto Visão Solidária conta com um mix amplo e segmentado em armações receituários exclusivas e de marca própria, tanto masculinas quanto femininas, para adultos e crianças, óculos solares, além de todos os formatos de lentes no mercado, unifocais, bifocais, multifocais, tratamentos antirreflexo e fotossensíveis. Todas as unidades têm laboratório próprio, o que possibilita a entrega dos óculos de grau (armação e lente) em até 1 hora.
Para empreender nesse negócio é necessário investimento inicial a partir de R$ 180 mil (incluso taxa de franquia de R$ 40 mil + R$ 120 mil de gastos com instalação e equipamentos + R$ 20 mil de capital de giro). Esse valor é referente a uma loja de 50 m2, com três profissionais. O valor pode aumentar de acordo com as características e tamanho do imóvel a ser locado.
O faturamento é muito atrativo onde é possível alcançar entre R$ 60 mil a R$ 150 mil por mês, conforme o desempenho do franqueado. Já o lucro líquido mensal é estimado entre 20% e 30% sobre o faturamento, com retorno previsto do investimento entre 13 a 18 meses.
O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, podendo ser montado tanto em lojas de rua como em shopping center.
Perfil do franqueado
Para investir nessa rede de franquia é necessário que o possível franqueado tenha espírito empreendedor; interessado no crescimento pessoal e financeiro; comprometido com o processo e flexível às mudanças exigidas pelo mercado; além de se identificar com o conceito de franchising e o mercado de óticas.
“Nosso franqueado é considerado um parceiro e sua correta seleção é fundamental para o sucesso do Instituto Visão Solidária e do próprio franqueado. Por isso, analisamos com cautela o perfil de todos os interessados em abrir uma operação, consideramos características e habilidades que capacitem o franqueado a adaptar‐se à metodologia da rede”, enfatiza Tony.
O diretor executivo pontua que devido à necessidade da contratação de um responsável técnico na operação, caso o franqueado não seja o técnico óptico, ele deverá contratar um profissional, técnico em óptica e devidamente inscrito no Conselho para atuar como responsável técnico da unidade.
Suporte e treinamento
A franquia IVS oferece método de negócio que foca no desenvolvimento das lojas, através do trabalho de consultoria e acompanhamento de perto de cada nova operação. A franqueadora acompanha na escolha do ponto comercial; projeto arquitetônico; manuais de gestão da unidade; sistema de gestão homologado; contato direto com fornecedores, e suporte direcionado para publicidade e marketing.
Para manter o franqueado e sua equipe atualizados, a rede de franquia incentiva o treinamento para criar estratégias de vendas, e ainda oferece a universidade corporativa.
Expansão
A marca tem forte atuação no Mato Grosso, com sete unidades próprias nas cidades de Cuiabá (2); Tangará da Serra, Rondonópolis, Sorriso, Barra do Garça e Nova Mutum. No primeiro semestre de 2023 está prevista a inauguração das operações em Sinop (MT), Itajaí (SC) e no Rio de Janeiro (RJ).
Para este ano a franquia IVS projeta alcançar 100 unidades vendidas e faturamento previsto em R$ 25 milhões. Já para os próximos quatro anos, a expectativa é chegar a 400 unidades comercializadas.