O setor pet se tornou essencial para a economia brasileira nos últimos anos, pelo fato do alto faturamento que é gerado e da grande quantidade de empregos que são ofertados diariamente pelo segmento.
Isso é evidenciado nos dados divulgados pela Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), mostrando que o setor pet emprega mais de 2 milhões de pessoas. Além disso, segundo o Instituto Pet Brasil, o segmento gerou um faturamento de R$ 51,7 bilhões no ano passado, registrando uma alta de 27% comparado ao ano de 2020.
Os produtos para higiene e bem-estar animal, conhecidos como pet care, tiveram um faturamento de R$ 2,8 bilhões, representando 5,4% do mercado e com um crescimento de 19,5% no valor arrecadado. Além disso, conforme o levantamento do Euromonitor Internacional, o consumo de produtos pet care deve crescer mais de 140% até o ano de 2026.
Com isso, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de países com mais pets no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, sendo o 7º maior mercado pet do mundo.
População de cães e gatos chama a atenção
Um dos motivos para o grande aumento nesse mercado é a quantidade de pets nos lares brasileiros, algo que tem aumentado constantemente.
Para ter uma noção, o número de pets no mundo já alcançou a marca de 1,6 bilhões, conforme o levantamento da Abinpet. Somente no Brasil, a população de pet é de 141,6 milhões, sendo 55,1 milhões de cães e 24,7 milhões de gatos.
Ainda de acordo com a pesquisa feita pela associação, a proporção de lares com pelo menos um cachorro na zona urbana é de 41%, já nos domicílios localizados na área rural essa porcentagem sobe para 65%.
Apesar dos cães liderarem a preferência nacional, os gatos também estão ganhando cada vez mais espaço nos lares. A prova disso é que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de gatos domésticos irá alcançar a marca de 30 milhões ainda neste ano.
Negócio inovador
Com um mercado que está cada vez mais aquecido e atrativo, a exigência por negócios inovadores fica ainda mais forte. Tendo isso em mente, além de pensar na comodidade e conforto do pet, a Au-All & CO. Pet Móvel surgiu para sanar uma das maiores dores dos tutores.
A Au-All se tornou a primeira franquia de pet móvel do Brasil, com serviços de banho e tosa em domicílio através de uma van equipada com todo aparato necessário para higiene e embelezamento de cães e gatos.
A CEO da franquia, Mônica Monteiro Ferreira, afirma que o espaço é composto por equipamentos profissionais e com a estrutura ideal para realizar o serviço em alto nível. “Os atendimentos são individualizados, com um espaço climatizado e a prioridade de levar conforto e segurança aos pets.”
Segurança e conforto
Um dos principais diferenciais da Au-All é que em nenhum momento os pets são colocados em gaiolas, além disso, eles são mantidos próximos ao seu lar e do seu tutor. O tempo gasto em média também é menor, sem nenhuma espera.
“Os tutores conseguem acompanhar todo o procedimento que realizamos nos pets sem precisar sair de sua casa, dessa maneira eles podem ver como eles estão se sentindo e quais são os cuidados tomados”, detalha Mônica.
A rede ainda conta com um ambiente climatizado para os dias quentes, check-list para banho e tosa e profissionais especializados. “Também utilizamos produtos de alta qualidade, com estações de trabalho individualizadas em um espaço seguro e monitorado”, garante a CEO da Au-All.
Investimento em um mercado aquecido
A franquia conta com três modelos de negócios, tendo como diferenças entre eles apenas o modelo do carro, autonomia de energia e a quantidade de água.
O modelo mais básico da Au-All é o Pocket, contando com uma van modelo Effa picape V21, com capacidade de 260 litros de água e um gerador de energia. “Nós solicitamos um investimento inicial de R$ 212.250,00 mil, estando incluso a taxa de franquia, compra do veículo e equipamentos, e o capital de giro. O faturamento mensal é estimado em R$ 21 mil, com rentabilidade estimada de 35% a 45% e prazo de retorno de 26 a 45 meses”, explica Mônica.
Na sequência temos o modelo intermediário, denominado de Classic, que conta com uma van Renault master L2H2, com capacidade para 350 litros de água e dois geradores. O investimento inicial é de R$ 361.778,00, incluso taxa de franquia, compra do veículo e equipamentos e capital de giro. O faturamento também é estimado em R$ 21 mil, com rentabilidade de 35% a 45% e prazo de retorno entre 26 a 45 meses.
Por fim, o modelo mais robusto e completo, o Premium. A van requisitada é uma Renault master L3H2 estendida, com capacidade de 500 litros de água e com três geradores. “Solicitamos um investimento inicial de R$ 375.190,00, incluso taxa de franquia, compra do veículo e equipamentos, além do capital de giro. O faturamento e a rentabilidade estimada são os mesmos dos outros modelos, assim como o prazo de retorno do investimento”, salienta a CEO da Au-All.
Independente do modelo de negócio, os serviços aplicados serão os mesmos, tanto para cães como para gatos. “Os serviços são de banho comum à terapêutico, tosa na tesoura, tosa asiática, higiênica ou na máquina e a tosa para raças específicas com a técnica trimming. Tudo isso, sempre com muito conforto, qualidade e segurança para o pet”, finaliza Mônica.