Com o mercado de franquias em alta, Casa Bauducco aposta na expansão da marca em diferentes segmentos do mercado na ABF Franchising Expo 2024

Com mais de 170 lojas distribuídas em 22 estados brasileiros, rede de cafeterias busca por empreendedores com potencial multilojas para abertura de novos pontos

Com o setor de franquias aquecido, a Casa Bauducco marca presença pela segunda vez na ABF Franchising Expo, maior feira do mercado de franquias do Brasil. De acordo com a Pesquisa de Desempenho do Primeiro Trimestre de 2024, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do mercado alcançou R$ 60,5 bilhões – de janeiro a março deste ano – registrando uma alta de 19,1% com relação ao mesmo período do ano anterior. Esse foi a maior expansão trimestral desde que o estudo começou a ser realizado, em março de 2014. Um dos maiores índices foi de Alimento – Food Service, com crescimento de 26,6% nesse mesmo período. A Casa Bauducco também apresenta resultados positivos em 2023 com alta de 23% no volume de vendas, em comparação a 2022.

Segundo Renata Rouchou, Diretora de Expansão da Casa Bauducco, a rede de cafeterias se mantém em aceleração porque realiza um trabalho estratégico que engloba um plano de expansão criterioso, atuação em diferentes clusters, repaginação da marca e incentiva o aumento de faturamento de seus franqueados.

“Nossa expansão tem como meta chegar a 500 unidades, no máximo, a médio prazo, sem risco de canibalização entre os parceiros. O objetivo é ampliar a rede de maneira sustentável em pontos qualificados. Além disso, o rebranding realizado recentemente reforçará o aumento de vendas estimado entre 20% e 25% para as lojas, em doze meses. Também temos múltiplos canais de vendas como o digital, B2B, QR Code de Natal e feiras sazonais, que contribuem para o aumento do faturamento dos franqueados ”, afirma a executiva.

Clusters

A Casa Bauducco busca sempre inovar e desenvolver modelos de negócios distintos disponibilizando aos empreendedores opções de loja física, quiosque, cart e tuk tuk. A marca oferece cart sem cobrar o ativo, um movimento inédito no mercado de franchising. O intuito é incentivar os franqueados a crescer internamente com novos pontos ou formatos de negócios. Atualmente, a marca procura por empreendedores com potencial multilojas em Belo Horizonte (MG).

A rede de franquias tem como objetivo geográfico estar em todas as capitais do país e nas segundas maiores de cada estado. Também tem como estratégia abrir novas unidades em diferentes clusters (segmentos do mercado). A marca atua nos principais shoppings centers, no mercado hospitalar (Rede D’Or, Albert Einstein e Amil), no setor corporativo (Itaú, Banco do Brasil, Safra e Bradesco), e em importantes aeroportos (Guarulhos, em SP, Brasília, no DF, e Confins, em MG).  A Casa Bauducco também oferece soluções personalizadas de cardápios para cada setor, como refeições para edifícios corporativos e desjejum para hospitais.

“Há cinco anos, fomos para o mercado hospitalar. Percebemos que nesse nicho estaríamos oferecendo um ambiente aconchegante, próximo e acolhedor, com a experiência de um sentimento chamado casa. O resultado é que triplicamos o número de unidades nesse segmento. Essa diversificação de clusters faz com que a Casa Bauducco tenha vários pontos de contatos com o consumidor, trazendo saudabilidade para o negócio”, diz Renata Rouchou.

Rebranding

Com o histórico de lançar tendências de consumo, como a fatia de panettone quente o ano todo, e ter bebidas exclusivas como o menu de café premium da Fazenda Ipanema Coffees, a Casa Bauducco também vai apresentar na ABF Franchising Expo 2024 seu novo posicionamento, identidade visual e modelo arquitetônico. É a primeira vez em 12 anos que a rede de franquias realiza uma repaginação. O estande na feira da ABF contará com a nova identidade visual da marca.

A primeira unidade que recebeu o rebranding foi do Shopping Eldorado (SP), que é uma operação própria da companhia. Essa virada de marca em um ponto particular se torna uma vitrine de segurança para os franqueados. A empresa tem cerca de 10 lojas próprias em diferentes clusters que funcionam como laboratório de produtos, consumo e campanhas.

Segundo Denise Imamura, gerente executiva de marketing de Casa Bauducco, o novo visual cumpre a proposta de italianidade, que é a raiz da marca-mãe, Bauducco®. “O rebranding traz um ambiente ainda mais aconchegante, próximo e convidativo e tem o objetivo de abrir as portas e convidar o público para entrar e experimentar o frescor e o calor de uma verdadeira experiência de um sentimento chamado casa, conceito inerente ao ecossistema da companhia.”

Nos próximos 12 meses, o plano é inaugurar 50 lojas com o novo conceito e reformar 50 unidades já existentes.

O investimento inicial em uma franquia de Casa Bauduccco parte de R$ 450 mil, a depender do modelo e tamanho da unidade.