Mesmo com a pandemia, medidas de distanciamento e a queda do poder de renda do consumidor, o setor de alimentação fora do lar vem registrando franco crescimento no Brasil. Segundo o Instituto Foodservice Brasil, em 2021 as vendas tiveram um aumento de 12,9%, medidas pelo valor médio do tíquete, com a volta dos clientes aos espaços físicos, além do aumento dos pedidos através do serviço de delivery, cuja taxa já representa até 40% do faturamento – contra 20% pré-pandemia, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O apetite do consumidor por comidas e refeições também tem impulsionado a expansão das redes de franquias, desenvolvimento de novas marcas e novos modelos de negócios. É o caso da Rede Lanchão Brasil, fundada há 30 anos na cidade de Campinas (SP), que mais que dobrou de tamanho durante os dois anos de pandemia. Em janeiro de 2020, a rede operava com 40 unidades em vários estados do Brasil e fechou o ano de 2022 com um total de 102 lojas físicas e digitais, com 28 pontos abertos em 2020 e outros 34 no ano passado.
“Apesar da queda de movimento por quase um ano em razão do isolamento social, o mercado de alimentação fora do lar manteve-se aquecido com o delivery, mesmo com queda de faturamento e, desde o primeiro trimestre do ano passado, com o fim das restrições vem se recuperando”, conta Roger Domingues, fundador e diretor comercial da rede.
A expansão das unidades, segundo ele, é fruto de novas estratégias de negócios adotadas nestes dois últimos anos. “Neste período, demos ênfase ao modelo de franquia digital, de baixo investimento, manutenção dos modelos de lojas físicas e incorporação de novas marcas ao portfólio da rede, que podem ser vendidas em formato de multimarcas”, explica.
Além do próprio Lanchão, do Old Dog e X-Picanha, foram incorporados ao cardápio nestes dois anos as marcas Bonelli (italiano e pizza), Torta e Horta e, mais recentemente, a World Potato. “Tudo contribuiu para a diversificação de nossas marcas, desde novos modelos de franquias até os novos produtos”, acrescenta Domingues.
A meta para 2022 é ampliar o número de franquias e o lançamento de novas marcas para agregar ao menu. A previsão da Rede Lanchão é inaugurar 50 novos pontos ao longo de 2022, sendo 90% deles no modelo econômico e formato digital, e lançar três novas opções de comidas: uma de frango frito, uma no segmento de comida vegana e, por fim, uma linha mexicana. “Estas unidades poderão operar tanto de forma separada como agregar às lojas já existentes, com uma opção a mais de variedade para o consumidor”, completa o executivo.