As transformações ocorridas no campo brasileiro provocaram mudanças não somente na produção, mas também na vida dos produtores rurais. Até pouco tempo atrás era necessário sair da roça para vir à cidade em busca de serviços e produtos para levar para o campo. Hoje esse cenário vem mudando e empresas investem em soluções capazes de gerar comodidade diretamente na porta desses produtores.
É o caso da Rural Pago, microfranquia que oferece uma plataforma multinegócios que conecta clientes, franqueados, instituições financeiras, seguradoras, fornecedores e muito mais. Trata-se de um modelo único e inovador no agronegócio por oferecer quatro tipos de serviços em uma única estrutura: energia solar fotovoltaica, crédito rural, consórcio e seguro.
Todo o negócio tem o comando do empresário Welington Oliveira, CEO do grupo MW Brasil (detentora também das marcas Nutrimais, Tag Center e Buscar Rural). Wellington que trabalha com o agronegócio há mais de 20 anos sabe muito bem as principais dores sentidas pelos produtores do campo.
“Criamos os quatro principais serviços que o produtor mais procura, porém, na maioria das vezes tem dificuldade em ter acesso a eles devido a burocratização”, diz o empresário.
4 em 1
A Rural Pago foi criada em 2021 e já lançada para o mercado de franquias com a proposta de oferecer na mesma estrutura os serviços de energia solar fotovoltaica, crédito rural, consórcio e seguro, tudo isso para facilitar e desburocratizar a vida do homem do campo.
O franqueado vai até o produtor apresentar as soluções, e o cliente tem a liberdade de escolher qual a melhor opção de serviço que eles precisam, analisando números e comparando dados. Os produtos/serviços comercializados pelos franqueados têm como público-alvo o homem do campo, porém também atende pessoas da área urbana.
O interessante do modelo é que ele não exige estoque, isso permite ao franqueado trabalhar sem limite de área de atuação e sem investimento em estoque. Ele pode conduzir a operação sozinho ou contratar funcionários para ajudar com as demandas das visitas ao produtor, e assim, aumentar o seu faturamento.
“É uma franquia dinâmica e cheia de oportunidades, tanto no campo quanto na cidade. No campo, os tickets médios são bem maiores e há a possibilidade mais clara de se fechar mais de um negócio com o mesmo produtor. Na cidade, a concorrência é maior, mas também há uma altíssima demanda que nos permite entrar nesse mercado. É um modelo único de franquia 4 em 1. São quatro grandes segmentos com sinergia entre si para gerar maior faturamento e levar mais soluções ao mercado”, enfatiza Oliveira.
Veia empreendedora
Hoje aos 41 anos, Welington Oliveira nunca teve medo de se arriscar. Ele que começou aos 16 anos como operador de telemarketing para uma empresa que vendia produtos veterinários, enxergou o potencial que o setor oferecia, então aos 21 anos abriu o seu primeiro negócio próprio, uma empresa também de telemarketing voltada aos serviços de veterinários.
“Eu queria mais, e visualizava a carência do mercado em relação a produtos que entregassem mais qualidade, sem nenhum tipo de hormônio ou antibiótico embutido na fórmula, além de ter custos acessíveis, sem prejudicar a saúde animal, humana e o meio ambiente. Por isso, resolvi vender os meus próprios produtos”, relembra o empresário.
Welington estudou a fundo o setor, após inúmeros cursos, livros e muita pesquisa criou aos 29 anos a empresa Nutrimais, que comercializa suplementação mineral de cocho para diferentes tipos de animais como bovinos, equinos, suínos, aves e caprinos.
A marca se transformou na primeira rede de franquias do agronegócio no Brasil e faz parte entre as 50 maiores redes no país. O sucesso despertou o interesse do empresário em criar novos negócios no mercado de agronegócio, já que possui alta demanda e de baixíssima concorrência.
Baixa estrutura e gestão simples
A Rural Pago foi desenvolvida para operar home office e com estrutura física, sem estoque. O interessante é que qualquer um dos serviços são direcionados ao homem do campo, o que aumenta a diversidade ofertada ao mesmo cliente.
A franquia solicita investimento inicial de R$ 53.046,25 (incluso taxa de franquia, capital de giro, e taxa de instalação como kit marketing mais abertura da empresa e notebook) para o modelo home office. O faturamento bruto médio mensal do franqueado é a partir de R$ 24.706,00, e lucro líquido de R$ 15.988,28, com prazo de retorno do investimento estimado a partir de 3 meses.
Para loja física, modelo recém-lançado, o investimento é de R$79.515,30.
Expansão do negócio
Atualmente a marca soma 52 franquias, presentes em todas as regiões do Brasil. A rede projeta alcançar todos os estados brasileiros, principalmente o interior, além de conquistar 120 unidades comercializadas e faturamento de R$ 9,576 milhões ainda este ano.