Em meio ao forte impacto e as dificuldades da pandemia, muitas empresas têm buscado se manter abertas e sobreviver. Outras, porém, tem conseguido inovar e atingir crescimento expressivo. Com 20 unidades em operação, a Dentz, rede de franquias odontológicas fundada em 2018, viu seu faturamento dobrar em 2020 após definir novas estratégias e inovar para enfrentar o fechamento do comércio e retração econômica sentida em todo país.
“Foi preciso mudar completamente a nossa estratégia para 2020, que contava com a inauguração de duas unidades por mês, e colocar todo o foco no sucesso das unidades existentes nesse novo cenário econômico”, comenta o empresário Tiago Carvalho, presidente da Dentz.
A fórmula deu certo. Com estratégias comerciais, lançamento de novos produtos e a ampliação do crédito aos clientes, a rede conseguiu dobrar seu faturamento em 2020 e abrir caminho para a inauguração de novas franquias em 2021: já são 12 novas unidades no primeiro semestre, 6 inauguradas e outras 6 em construção. A previsão é dobrar novamente o faturamento, ultrapassando R﹩24 milhões de reais, e chegar a 36 unidades, mais que o dobro do número em dezembro de 2020.
A popularização e expansão do segmento de franquias odontológicas têm sido notáveis no país. Entretanto, nem sempre o serviço e o atendimento prestado por elas estão nas expectativas dos pacientes, segundo Carvalho.
Para ele, que, em sua passagem por consultorias multinacionais como a Euromonitor, teve o desafio de ajudar grandes empresas a inovarem e manterem-se competitivas, havia uma oportunidade de criar um modelo de franquia inovador para pacientes e investidores. “Oferecer um atendimento odontológico de excelência, com muito mais tecnologia e profissionalismo, acessível a todas as classes com ampla oferta de crédito”, explica.
Para se ter uma ideia, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que engloba tanto as redes odontológicas quanto as de saúde, registrou desempenho positivo, de 5,4% no 4º trimestre de 2020, segundo dados da ABF. O setor é o segundo mais representativo entre as 50 maiores Franquias do Brasil por unidades, ocupando 19% das posições.
“Além de ser um mercado que se mantém crescente e com números expressivos, existem demandas recorrentes, como o uso de aparelhos ortodônticos e demandas pontuais de alto valor agregado, como os implantes e próteses”, comenta o Dr. Carlos Eduardo Allegretti, membro do Conselho de Administração da Dentz e diretor da UNIP, que conta com uma das maiores faculdades particulares de odontologia do país.
Modelo de Negócio
Hoje, aos 31 anos, o jovem empresário lidera uma rede que pretende estar à frente da criação e desenvolvimento do modelo mais avançado de franquia do país, oferecendo ao empreendedor a possibilidade de ter um negócio altamente rentável e de crescimento perene, por meio de uma gestão bem estruturada com apoio gerencial da franqueadora. “No nosso modelo, a franqueadora oferece uma gama de serviços ao franqueado, que vão da implantação completa da franquia, ao recrutamento e treinamento da equipe e acompanhamento gerencial do desempenho da Unidade, reduzindo seus custos e aumentando a produtividade significativamente”, afirma Carvalho.
Foram estes diferenciais, aliados à possibilidade de possuir uma franquia sem deixar a carreira profissional, que atraíram executivos c-level/sêniores como Marcelo Zambrana, executivo da área de tecnologia, e Carlos Libera, sócio da consultoria americana Bain & Company. “A franqueadora encontrou um ponto excelente, conduziu a montagem da clínica e formou a equipe. Jamais teria tempo para colocar tudo isso de pé sem deixar minha carreira. Com o sucesso da primeira unidade, estamos abrindo outras e eu consigo participar do negócio muito pontualmente, à distância e de uma maneira mais estratégica, contando com uma equipe forte em campo e o apoio gerencial da Dentz”, comenta Zambrana.
Já para Carlos, o principal diferencial foi a identificação com o propósito e valores da empresa e um modelo de negócio inovador. “A Dentz conseguiu reunir atributos e valores que considero essenciais em um negócio, com uma cultura forte, qualidade ao cliente e rentabilidade.”
Com três modalidades possíveis de franqueados, há espaço para quem quer apenas investir e para quem quer tocar o negócio. O franqueado-gestor assume a frente da franquia e conta com o apoio e expertise da franqueadora para o desenvolvimento de competências, gestão e análise do negócio.
Já no formato franqueado-cotista, o investidor fica blindado juridicamente, podendo deter a totalidade da franquia ou apenas cotas múltiplas de 5%, com a gestão à cargo da Dentz, que cobra uma taxa de performance, reporta resultados e distribui dividendos.
Por fim, no modelo franqueado-investidor, que conta com a maior fatia de franqueados da Dentz atualmente, o investidor atua em parceria com a franqueadora e de forma reduzida da gestão, com acesso a dashboards e relatórios de performance, operações e visualização da Unidade em tempo real, participando de decisões estratégicas e reuniões semanais por vídeo, contando com um gerente e uma equipe profissional na franquia e o apoio gerencial direto da franqueadora.
“Estamos em um processo de crescimento sustentável, inaugurando uma unidade a cada 20 dias. Caminhamos para a concretização de nossa visão: construir a melhor rede de clínicas odontológicas do Brasil, com franqueados que tenham perfil empreendedor e alinhados com nossa cultura, visão e valores”, finaliza o fundador.