Com modelo enxuto, franquia quiosque é uma grande aposta de empreendimento

FiChips Food busca expandir negócio com esse formato, que solicita investimento inicial a partir de R$ 191 mil, com operação ideal para shopping center, terminais de ônibus, metrô e aeroportos

Abrir um espaço em quiosque tem se revelado tendência nos últimos anos, principalmente após a pandemia, e vem sendo muito procurado por quem quer abrir o próprio negócio. Isso se dá pelo baixo custo de investimento inicial, facilidade de serem montadas, menores custos com aluguel, tributos e conta de consumo.

Outro ponto alto desse formato é que ele deve ser instalado em lugares com alto fluxo de pessoas, como shopping center, terminais de ônibus, metrô e aeroportos.

Hermes Bernardo, fundador e CEO da franquia FiChips Food – primeira franquia no Brasil especializada na culinária inglesa – conta que esse formato mais compacto exige os mesmos cuidados de quem abriria uma loja tradicional. “Todo negócio requer dedicação. Não basta instalar em uma área com alta circulação de possíveis clientes e o franqueado não se empenhar. É um modelo bem prático, e com alto faturamento, e isso atrai novos empreendedores. Além de ser fácil de operar, serve até mesmo como aprendizado para caso posteriormente queira mudar para um espaço maior, como no nosso caso, para uma loja PUB”, avalia.

Compacto

O quiosque da Fichips Food tem toda a versatilidade de um modelo enxuto e ergonômico, adaptável em diversos espaços que podem ser instalados em shoppings centers, street malls e demais locais de fluxo de passantes. A rede tem como única premissa o espaço físico de no mínimo 9 m2, para as devidas instalações do quiosque e caso houver oportunidades maiores, existe a opção de instalação de mesas para atendimento.

A FiChips Food foi fundada em 2013 e iniciou sua expansão pelo franchising em 2019, sendo uma marca especializada no prato típico do Reino Unido, o tradicional peixe empanado com batata frita. A rede oferece o formato quiosque e mais outros quatro modelos de negócios, todos habilitados para delivery. O investimento inicial total para obter o quiosque é a partir de R$ 191 mil (já incluso a taxa de franquia mais o capital de giro, e instalações como equipamentos e estoque), e o retorno tem um prazo de 19 meses.

Esse formato é indicado para, ao menos, três funcionários, e tem faturamento médio mensal de R$ 60 mil, com lucro líquido entre 15% e 20%.

Praticidade dos pratos

Por ser um modelo enxuto, o dinamismo da operação é voltado para o atendimento prático e a agilidade do processo também é um diferencial. “Por ser adaptável em espaços internos e/ou externos, utilizamos uma fritadeira especial que elimina resíduos de fritura, ou seja, sem fumaça. E ainda sendo um modelo enxuto, os custos operacionais fixos como despesas de ocupação e folha salarial são menores que os demais modelos de negócio”, explica o empresário.

Hermes pontua que dos produtos dispostos no quiosque, 70% dos itens são congelados e de pronto preparo, bastando o porcionamento e fritura destes itens do cardápio. A montagem também já tem a praticidade de utilizar descartáveis e o quiosque conta com um balcão refrigerado, que serve para armazenar saladas e molhos. “Essa é outra vantagem do modelo quiosque para quem atua com alimentação, pois não é necessária uma cozinha de pré-preparo, pois todos os itens podem ser manipulados dentro da própria operação”, acrescenta o CEO.

Expansão

Hoje a FiChips conta com 32 unidades ativas espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Paraíba, Ceará e no Distrito Federal. Dessas, apenas uma é no formato quiosque, mas Hermes acredita que esse cenário tem tudo para mudar.

A expectativa é fechar entre quatro a cinco unidades ainda este ano, e o estado de São Paulo está no radar da franquia para expansão desse formato, devido à maior facilidade de gestão que a região possui.

“Estamos bem otimistas e confiantes com esse formato, e em processo de conversação com alguns investidores interessados. Além do mais, caso a operação não esteja rendendo o esperado é possível o franqueado mudar de endereço usando a mesma estrutura por se tratar de uma estrutura remontável. Claro, que sempre com o aval da franqueadora”, finaliza Hermes Bernardo, fundador e CEO da franquia FiChips Food.