O mercado de franquias brasileiro segue em expansão, como indicam os dados mais recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No primeiro semestre de 2024, o setor registrou um crescimento de 15,8% do faturamento em comparação com o mesmo período no ano anterior, reafirmando o sucesso desse modelo de negócios no país.
É nesse cenário promissor que a Aramis Inc, house of brands das marcas de moda masculina Aramis e Urban Performance, traça a estratégia para expansão de sua rede de franquias, alinhado ao objetivo da companhia em alcançar um faturamento total de R$ 1 bilhão até 2026. A companhia, que hoje possui mais de 75 unidades franqueadas distribuídas em todas as regiões do Brasil, une tecnologia avançada, suporte personalizado e uma abordagem regionalizada para potencializar o desempenho de seus franqueados.
Desde a escolha do ponto comercial até o acompanhamento diário das operações, a Aramis Inc se posiciona como um parceiro estratégico para seus franqueados. A cultura data driven da companhia é alicerçada por ferramentas de inteligência artificial e inteligência de dados, que, por exemplo, auxiliam na identificação de localidades promissoras para a abertura de novos pontos comerciais.
Considerando a alta capilaridade da house of brands, também é necessário oferecer um suporte adequado a cada região do país. Por meio de data lakes que rastreiam desempenho histórico das vendas, a empresa consegue ajustar o sortimento de produtos às necessidades regionais. Essa tecnologia, ainda mais associada a ferramentas de inteligência artificial e machine learning, assegura que cada franquia esteja abastecida com as peças mais adequadas ao perfil local, o que já permitiu avançar 29% no giro de estoque e 25% queda de ruptura.
Esse apoio aos franqueados também inclui supervisores regionais, que acompanham de perto as operações e oferecem treinamentos contínuos para equipes de loja e gestores. O foco é alinhar as práticas operacionais aos padrões da marca e das lojas próprias, o que permite garantir maior assertividade no fluxo de caixa, acompanhamento de KPIs e integração de sistemas, fomentando a consistência operacional e de cultura da empresa.
A comunicação e transparência é um dos grandes pilares que sustentam o modelo de negócios e promovem ainda mais a coesão entre os diferentes canais de venda da Aramis Inc, garantindo que o consumidor tenha a mesma experiência de compra em uma loja própria e em um franqueado sem distinção.
Com uma plataforma unificada de comunicação para lojas próprias e franquias, a house of brands consegue centralizar informações sobre coleções, campanhas e materiais de comunicação digital. Outro elemento essencial são os materiais de visual merchandising, que são igualmente compartilhados entre todos os pontos de venda, contribuindo para a padronização e reforço das mensagens da companhia.
“O franchising é um modelo de negócios que está em uma curva contínua de crescimento e é uma das nossas principais apostas para a expansão das marcas da Aramis Inc. A parceria com nossos franqueados é baseada na responsabilidade e transparência e investimos em tecnologia e no suporte contínuo às operações de franquia para criar um ambiente em que esses parceiros possam prosperar, respeitando as particularidades regionais do Brasil”, afirma Roberto Braga, Gerente Executivo Comercial de Franquias da Aramis Inc.