Após ter registrado um aumento de 4,7% no ano passado, a tendência é que o mercado de make e skincare continue aquecido, como mostra a Euromonitor International, líder mundial de estratégia de mercado, em uma pesquisa recente, apontando que a projeção é que as vendas totais da categoria atinjam R$ 128 bilhões em 2021. Outra boa notícia é que, em termos de canais de vendas, o e-commerce se destacou no ramo com 84,5%, uma vez que, com o aumento do número de dispositivos com internet e graças às medidas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19, os consumidores têm realizado compras on-line com mais frequência.
Na verdade, por se tratar de um acréscimo que vai além da estética, a maquiagem, hoje, testada dermatologicamente e apresentando em sua formação vários nutrientes, como vitaminas, hidratantes e até o indispensável filtro UV, além de embelezar, protege a pele de mulheres e homens.
Não é à toa que as franquias do segmento vêm sendo bem procuradas. Um case de sucesso é a Bellaza, franchising de maquiagem e skincare que apresentou crescimento de mais de 300% na venda de franquias online durante a pandemia, registrando 150 franqueados em todos os estados brasileiros, e automaticamente colaborando com os indicadores da economia do país – considerada “boa” de acordo com os negócios que são abertos.
Só no período de janeiro a agosto de 2021, foram 130 novos pontos da marca de norte a sul do país, com uma média de quase 17 franquias em cada mês. “A previsão é que fechemos o ano com mais de 230 unidades”, comemora Isabella Zaion, sócia da Bellaza comemora Dhyenny Leal, Coordenadora de Marketing das Fraquias do Futuro, empresa responsável pela comercialização das franquias online da Bellaza. Para ela, a forte procura se deve ao fato de que, muitas vezes, conseguir um bom ponto para montar uma loja física é trabalhoso e requer altos investimentos para que a loja fique bem localizada, isso sem contar os gastos com documentação e diversas outras burocracias. “Já no meio digital isso não acontece”.
Com um brilho no olhar, a bióloga Karine Gomes mostra seu próprio site de franqueada na Bellaza: o Caras e Bocas Makeup, fruto da realização de um sonho de empreender que ela sempre teve, mas que tinha dificuldade de colocar em prática: “Comecei fazendo pão de queijo, mas não dava conta de todo o serviço – desde o preparo até a entrega personalizada – sozinha. Depois, tentei comercializar bolo de pote e, por último, chá para emagrecer, mas as pessoas acreditavam que o produto tinha que ser milagroso, o que me levou a desistir da ideia. Com a Bellaza, foi diferente desde o início, porque tive a chance de aprender e conhecer o terreno onde eu estava pisando”, diz a funcionária pública em Boa Vista, Roraima, que dedica seu tempo livre para levar as melhores soluções de beleza e bem-estar às pessoas.
Tendo iniciado as suas atividades na Bellaza em março de 2021, ela revela que consegue ter faturamentos ganhos mensais de aproximadamente R$ 4 mil, dedicando uma parte do seu tempo livre como concursada da área de saúde. “Sem dúvida, quanto mais a pessoa se aplica, mais ela vende, porque esses produtos são verdadeiros aliados para todas as ocasiões, seja para o trabalho, para a balada e até para ficar em casa. Do mesmo modo que as pessoas, em termos de vestimenta, se produzem todos os dias para sair de casa, passando uma imagem à primeira vista, a maquiagem é um item complementar a essa personificação e identidade, reforçando-a sempre”.
Outra história de sucesso é da paranaense Bruna Martins da Silva, de 24 anos, que trabalha no setor comercial de uma empresa da área de tecnologia, mas sempre quis ter uma segunda opção de renda, por questões de segurança. “Meu propósito era unir o útil ao agradável. Então, como eu sempre fui uma consumidora de maquiagem e de informações a respeito do assunto, escolhi ser uma franqueada Bellaza porque queria continuar com o meu emprego e trabalhar em qualquer lugar, qualquer horário. Hoje eu costumo dispensar na minha franquia de duas a quatro horas por dia, angariando cerca de R$ 3 mil por mês”.
Já a analista de Recursos Humanos Leila Santana, de 32 anos, da Praia Grande, São Paulo, optou pela Bellaza ao sair do mercado corporativo, para ficar mais próxima da sua filha, de dois anos. No segundo mês de franquia, ela angariou R$ 800, mas tem convicção que irá ampliar essa cifra nos próximos meses. “Eu nunca tinha aberto uma empresa antes e sei de toda a burocracia. Graças às facilidades da Bellaza, que oferece o site pronto, foi tudo muito simples e fácil para eu começar a trabalhar. Quanto mais me dedicar, mais eu vou ganhar”.
Para Leila, além das vantagens notórias de empreender on-line, o melhor benefício em ser uma franqueada Bellaza é que os itens da central de distribuição ficam automaticamente catalogados, sendo que não é necessário estoque. Além disso, há treinamentos, suporte e acesso às metodologias de vendas, podendo alcançar o Brasil inteiro.
Saiba mais sobre a Bellaza
O faturamento médio dos franqueados, que não precisam ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, varia de R$ 5 a 10 mil mensais, com potencial de venda ilimitado. A margem de lucro varia de 30% a 50%. Ou seja: se uma pessoa vende R$ 10 mil, terá seu lucro médio de cerca de R$ 4 mil.