Apesar de todos os desafios por conta da pandemia, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar tem apresentado resultados de crescimento expressivos por ser considerado um setor essencial na vida das pessoas. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou desempenho positivo em todo o País, de 12,7% em faturamento e de 3,6% em número de unidades, no 1º tri de 2021.
Corroborando com esses números, a Oral Sin, maior rede especializada em implantes dentários do Brasil, está em plena expansão, com seu foco voltado para o estado do Rio de Janeiro. A rede possui três unidades já em operação: na capital fluminense, no bairro da Barra da Tijuca, e nas cidades de Teresópolis e Niterói, e planeja investir mais de R$ 10 milhões até o fim do ano, inaugurando outras 15 unidades e mais 5 novos em processo de implantação.
Em 2020, a Rede bateu recordes de performance e cresceu 26%. Atualmente, já são cerca de 400 unidades comercializadas. “Iniciamos o ano muito confiantes, face aos números positivos do ano passado. O estado do Rio de Janeiro ocupa a segunda posição na economia brasileira. Temos projetos de abertura na capital, onde já no próximo mês inauguraremos nos bairros da Tijuca e Botafogo, o que ratifica nossa confiança no mercado”, afirma o dentista e CEO da Oral Sin, Felipe Sapata.
Já no primeiro semestre de 2021 os números da marca impressionam. A Oral Sin fechou o período com 284 marcas em operação e um faturamento de R$ 313,6 milhões. Isso representa um crescimento de 31% em pontos e 66% no faturamento em comparação a janeiro a junho de 2020.
E os planos de expansão não param por aí. A rede ainda planeja crescer para a região dos Lagos, Norte e Sul do Estado. “O mercado fluminense como um todo apresenta um grande potencial e, para os próximos meses, já há planos para as cidades de Cabo Frio, Volta Redonda e Campos dos Goytacazes”, afirma Sapata.
O dentista e franqueado da rede Diego Gerevini explica que era um sonho se tornando realidade em expandir para o Rio devido à importância econômica do estado. “O Rio de Janeiro é um sonho para qualquer pessoa, e não é diferente para nós dentistas e empresários. Após o nosso interesse, foi feito um estudo sobre o potencial e ficamos extremamente animados com a oportunidade, haja vista que o Rio de Janeiro é um dos estados mais importantes do Brasil e merecia a presença da Oral Sin. Queremos consolidar a operação no estado e entregar nossa odontologia humanizada e de excelência.”, destacou Gerevini.
A expectativa da rede para este ano é bastante audaciosa, visto que planeja finalizar 2021 com 107 unidades inauguradas. O principal atrativo da Oral Sin é seu faturamento médio, tido como o maior entre as franquias do segmento odontológico, na casa dos R$ 250 mil, sendo o ticket médio de R$ 5 mil. Outro número que reflete o sucesso do negócio é o fato de que mais de 70% dos franqueados são proprietários de mais de uma unidade. São três modelos de franquias com um investimento inicial a partir de R$ 535 mil e faturamento que pode chegar a mais de R$ 3 milhões anuais, dependendo do modelo. O prazo mínimo de retorno é de 18 meses.
A franqueadora oferece todo o suporte para o negócio, com atuação junto ao seu parceiro para escolha do ponto, montagem da estrutura física, equipes, aprimoramento de vendas, atendimento, gestão do negócio, operação e planejamento comercial. Destaca-se, ainda, a Universidade Oral Sin, que oferece treinamento presencial e online destinado aos colaboradores de cada departamento, na qual está disponível uma biblioteca virtual com manuais detalhados sobre cada função e processos de funcionamento da clínica.
Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia, a Oral Sin atua desde 2009 por meio do sistema de franquias. Entre seus pilares está a promoção da saúde por meio de um atendimento odontológico com excelência, acolhedor e humanizado. Somada a isso está a flexibilidade do pagamento, que facilita o acesso aos serviços oferecidos. “Temos plena ciência de que um sorriso não é capaz de devolver somente a autoestima, como também a saúde. Este é nosso foco: queremos ver pessoas felizes e saudáveis”, finaliza Sapata.