Com menor custo de instalação e operação simplificada, quiosques se tornam atrativos para quem quer empreender

Do pão de queijo à bijuteria, franquias oferecem amplas opções, instalando-se em pontos que vão desde os tradicionais shoppings aos hipermercados, centros comerciais e condomínios empresariais

Quem visita o Bourbon Shopping, na capital paulista, se encanta com o quiosque de bijuterias da Lebriju, instalado no corredor principal, de grande movimento e excelente fluxo de pessoas. A franqueada, Sueidh Valdívia, que adquiriu a operação há quase dois anos, é dedicada: sua equipe está sempre bem treinada; a exposição das peças é impecável e o atendimento ao cliente é um diferencial do quiosque. “A unidade franqueada performa muito bem, estamos muito bem-posicionados e a escolha por um quiosque, neste shopping, foi certeira”, diz Shirleine Diniz, Executiva de Expansão da Lebriju.

Escolher entre uma loja ou um quiosque nem sempre é fácil. Na Lebriju, o franqueado conta com a expertise da franqueadora, que está no mercado há dez anos e opera lojas e quiosques próprios, em diferentes shoppings. “Cada localidade tem um perfil de cliente, um valor de aluguel, um local disponível, uma previsão de faturamento – e tudo isso influencia na decisão. Nem sempre existe a situação ideal, porque o próprio shopping determina se podemos colocar uma loja ou um quiosque e analisamos a viabilidade do empreendimento”, pondera Shirleine.

Vantagens do quiosque

Os quiosques surgiram quando os shoppings perceberam que os seus corredores poderiam ser aproveitados com ‘minilojas’. Eles oferecem diversas vantagens:

Visibilidade e alto fluxo de clientes: por estarem no corredor, as pessoas naturalmente passam pelos quiosques. E, se instalados em pontos estratégicos, como perto das escadas rolantes, nas entradas, em frente às lojas-âncora ou na praça de alimentação, atraem mais pessoas ainda. “A estratégia da localização, porém, dependerá de cada tipo de negócio e dos hábitos do consumidor. Nem todos os quiosques performam bem porque alguns são colocados em locais escondidos, então, é preciso ter cuidado com a localização”, alerta Neander Souza, consultor especializado em estratégia de franchising.

Flexibilidade na operação: Os quiosques demandam menos funcionários e têm operação mais simples, adaptando-se a diferentes necessidades do negócio. Também podem ter mudanças em sua configuração, conforme a demanda.

Investimento inicial reduzido: Sem necessidade de reforma do ponto, o quiosque tem custo de instalação menor do que uma loja tradicional.

Aluguel reduzido: O aluguel do ponto de um quiosque é geralmente menor do que o de uma loja tradicional, no mesmo local.

Maior rapidez na implantação: O quiosque é mais fácil de ser implantado que uma loja, então, é também mais rápido.

Opções vão além dos shoppings

Os quiosques também são bem-vindos em galerias comerciais, hipermercados e até condomínios empresariais.

Uma marca que está com a expansão aberta para todo o Brasil, com lojas e quiosques, é a Bomdiqueijo, uma “pão de queijaria” carioca que está fazendo sucesso com seus pães de queijo super recheados, que podem ser consumidos como lanches rápidos ou refeições completas, além de opções doces, sem glúten, bebidas e, claro, aquele cafezinho!

Essa franquia de lanches, que teve a primeira loja inaugurada em 2021, fatura mais de R$ 800 mil por ano e tem retorno médio do investimento em menos de 12 meses. “O Brasil é enorme, mas uma coisa é certa: todo mundo adora pão de queijo! Lojas e quiosques cabem bem em diversas localidades, mas precisamos ter um grande fluxo de pessoas”, diz Andreia Freitas, franqueadora e fundadora da marca. Num quiosque Bomdiqueijo, investem-se a partir de R$ 220 mil.

Os números das marcas citadas:

  • Lebriju – A Lebriju é uma rede de franquias de acessórios premium de moda, com 16 lojas e quiosques em São Paulo, Amazonas, Goiás, Pará e Paraná. Está há nove anos no mercado e suas lojas encantam pelo visual interativo e acolhedor, que permite aos clientes provarem toda a gama de produtos em exposição. Traz 200 itens diferentes a cada loja mensalmente, em quantidades limitadas.