Com mais de 800 operações, Touti lidera ranking global de redes de cosméticos em quiosques

Franquia de perfumaria vegana e cruelty free ficou à frente de grandes marcas; Touti busca alcançar XX pontos em 2025 e crescer XX% em unidades

A franquia Touti, especializada na fabricação própria de perfumes de alto desempenho e produtos de cuidados pessoais, tem muito o que comemorar em 2024. Após ser considerada a 7ª microfranquia que mais cresceu no Brasil em 2023, a marca acaba de se tornar a maior empresa de cosméticos do mundo a operar com quiosques em 2024, e atualmente soma 804 pontos em quiosques. Os dados fazem parte do levantamento da Kick Off Consulting e M&A, consultoria especialista na expansão, repasse, gestão e internacionalização de franquias.

“O sucesso da Touti reflete não apenas o crescimento da marca no mercado brasileiro, mas também a força da indústria de franquias no cenário global”, diz Diogo Costa, fundador e CEO da Touti.

Franquia barata e de fácil gestão

A Touti é uma marca que nasceu em Recife/ PE, em 2016, e três anos depois entrou para o mercado de franchising e atualmente conta com três formatos de negócios:

Quiosque Smart: modelo de apenas 1m2 ideal para ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô, entre outros locais de fluxo intenso de pessoas. Esse modelo solicita investimento inicial de R$ 12 mil (incluso taxa de franquia de R$ 5 mil + R$ 2 mil de capital de giro e R$ 5 mil de taxa de estoque). O franqueado paga uma taxa mensal de aluguel de R$ 1 mil do quiosque para franqueadora e receberá o kit enxoval de inauguração. O faturamento bruto médio mensal é em torno de R$ 15 mil, com lucro líquido de 20% e prazo de retorno estimado em cinco meses.

Quiosque Full: modelo de franquia voltado para ser instalado em shopping, com dois tipos de tamanhos 3m2 ou 6m2. Formato solicita investimento inicial a partir de R$ 80 mil (incluso taxa de franquia de R$ 20 mil + investimento com instalação e estoque de R$ 40 mil + R$ 20 mil de capital de giro). O faturamento também é bem atrativo e gira em torno de R$ 50 mil por mês, com lucro líquido mensal de 16% e retorno do investimento de 10 meses. Nesse formato o franqueado também pagará o aluguel mensal do quiosque no valor de R$ 1 mil.

Loja: Esse modelo foi criado em 2021 com o intuito de gerar representatividade nos centros comerciais do Brasil e para os shoppings que não aceitam a entrada do quiosque Full. O tamanho da loja varia entre 15m2 e 35m2. O investimento é a partir de R$ 85 mil (incluso taxa de franquia de R$ 25 mil + gastos com a instalação e estoque de R$ 40 mil + capital de giro a partir de R$ 20 mil), com faturamento bruto médio mensal em torno de R$ 30 mil e lucro de 17%, com prazo de retorno estimado entre 12 a 24 meses.

Diogo reforça que o diferencial da Touti é o baixo custo de investimento inicial para adesão à franquia, além de ser uma marca que não vende o quiosque, nem o mobiliário para as lojas, o que possibilita diminuir o custo de investimento do interessado, cobrando apenas um aluguel fixo mensal. Além de ser uma marca vegana e cruelty free, sem testes em animais.

Geração de emprego

Outro fator que pode ajudar a entender o impulsionamento da empresa é o fato de que a Touti conta com dois centros de distribuição próprios localizados nas cidades de São Paulo e Recife, com mais de 300 colaboradores, entre unidades próprias, fábrica, logística e administrativo, e mais de 1.500 empregos indiretos.

Fabricação própria

A Touti conta com mais de 70 tipos de perfumes de fabricação própria com tecnologia desenvolvida para o clima brasileiro e com o poder da alta fixação. A marca também tem investido em novos produtos exclusivos, que incluem perfumes oficiais de grandes clubes de futebol europeus, como Barcelona, PSG e Manchester City, além de fragrâncias assinadas por artistas e influencers.