A pandemia trouxe diversas mudanças para o mercado gastronômico, entre os inúmeros desafios foi a necessidade de oferecer o serviço delivery. Somente na cidade de São Paulo, 12 mil bares e restaurantes fecharam as portas durante esse período, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP).
Aqueles que conseguiram se manter de pé durante umas das piores crises enfrentadas pelo setor, criaram estratégias para se manterem ativos, entre elas o delivery que representou aumento de 78% no número de restaurantes cadastrados em aplicativos de entrega. Essa medida, muito bem aceita pelos clientes, despontou como tendência do mercado que teve que se reinventar.
“Em 2021, os gastos com delivery tiveram um incremento de receita na ordem de 24% em relação ao ano anterior. Pelo fato de serem impedidos de receber clientes presenciais, os restaurantes que ainda não realizavam vendas através deste canal foram obrigados a fazê-lo. Esta, que já era uma tendência antes da pandemia, pelos motivos citados, só foi reforçada durante os dois últimos anos. O público se acostumou com a comodidade de receber seus pedidos no conforto de seu lar e, boa parte dele, quer manter este hábito mesmo no cenário pós-pandemia”, avalia Danilo Adamek, diretor financeiro da franquia Tantô Temakeria.
Estrutura enxuta
No mercado há 10 anos, a Tantô entrou para o franchising este ano e dentre os quatro formatos de negócios que oferece enxergou no delivery potencial para investidores que dispõe de um capital menor, mas querem um produto com alta lucratividade.
O delivery, como a denominação sugere, é um estabelecimento de serviço de alimentação que oferece apenas comida para entregas. Essa modalidade não exige fachada, pois não recebe clientes na loja. Este tipo de venda vem crescendo de forma agressiva há alguns anos, sendo ainda mais impulsionado pela pandemia atendendo aos clientes na comodidade de seu trabalho ou sua casa, não ocorrendo contato físico entre colaboradores e clientes.
Esse formato solicita investimento inicial de R$ 145 mil, incluso taxa de franquia + capital de giro + instalação, equipamentos e estoque, com faturamento bruto médio de R$ 69 mil mensal, e lucro líquido de 14%. É necessária uma área mínima de 40 m2 e apenas três funcionários (caixa, sushiman e entregador). O retorno do investimento é previsto em 18 meses.
Perfil para empreender
Danilo enfatiza que pelo fato de modelos exclusivos de delivery, em muitos casos, não possuírem sequer fachada, é fundamental que haja um planejamento de marketing muito bem feito. Impactar os consumidores através da mídia impressa tradicional e, especialmente, através das mídias sociais é ainda mais importante para os profissionais do delivery.
A organização da parte operacional e de despacho dos pedidos também é fator de suma importância para este modelo. Agilizar os pedidos sem que haja falta de algum prato, bebida ou acompanhamento é imprescindível. Conhecer bem o mapa da região atendida e suas principais rotas também ajuda e, muito, para tornar o delivery mais rápido e eficiente.
Corrida contra o tempo
Agilidade é a palavra que melhor define esse negócio. A Tantô buscou parceria com uma cooperativa de entregas, a qual fornece a quantidade de entregadores de acordo com a necessidade de cada dia da semana.
O modelo delivery recebe os pedidos através dos canais de ligação direta, aplicativo próprio da franquia e plataformas de terceiros como Ifood e Americanas. Colocado na ordem de produção, este será finalizado e entregue aos clientes através de motoboys exclusivos da franquia.
“Praticamente todo nosso cardápio está disponível para este modelo. Os pratos mais buscados são os temakis de salmão e combinados. Nosso grande diferencial nesse sentido é a integração entre os aplicativos (próprio e de terceiros) e nosso sistema de Ponto de Venda. Com isso, ao passo que o cliente faz o pedido de seus celulares, estes já imprimem diretamente nas áreas de preparação, pulando o processo de digitação do pedido pelo operador de caixa. Dessa forma, o tempo entre a finalização do pedido e o recebimento do produto pelo cliente é muito mais rápido”, afirma Danilo sobre as vantagens para franqueado e cliente.
Preocupados com o meio ambiente, a Tantô oferece ainda embalagem para o serviço delivery de papel biodegradável.
Não pode faltar!
Para um modelo delivery ser sucesso são necessários alguns atributos listados pelo diretor financeiro:
● Pré-preparação bem-feita, para agilizar na execução dos pratos durante o expediente;
● layout bem desenvolvido e integrado entre a área de preparação e de despacho de pedidos;
● Estar presente nos principais canais de venda para este tipo de serviço;
● Ter um número certo de entregadores para que os pedidos não fiquem parados e, também, que não haja despesas desnecessárias com entregadores ociosos;
● Conhecer bem a região atendida e as principais rotas para que os pedidos sejam agrupados de maneira racional para cada entregador e, assim, chegar o mais rápido possível para os clientes finais.
“É um negócio vantajoso e que é e continuará sendo tendência de mercado nos próximos anos. Mas não pense que pelo fato de necessitar de uma estrutura menor não há desafios, pelo contrário. Todo negócio, independentemente do tamanho, requer dedicação. A vantagem de investir em uma franquia é a possibilidade de contar com um suporte da franqueadora, ou seja, o caminho das pedras já foi traçado, o que é possível dar certo ou não também, e isso facilita o trabalho do empreendedor”, finaliza o empresário.