Pouco tempo depois de ter chegado para mudar a condução da Depyl Action, rede de franquias especializada em depilação e cuidados com o pelo, o CEO Dimitri Rodrigues já teve um termômetro indicativo de rendimento positivo. Segundo gráfico de vendas gerado pela base da Cielo, foi registrado aumento da receita da rede Depyl Action nas bases de comparação entre anos anteriores e agora. Entre novembro de 2022, por exemplo, o percentual de decréscimo, ou seja, desaceleração do crescimento, foi de -14% e, em fevereiro de 2023, já se registrou uma alta (aceleração nas vendas) de +26%.
Segundo o executivo, os resultados revelam, primeiramente, que o time está alinhado às novas propostas de gestão e, naturalmente, foi capaz de diagnosticar as dores e aplicar os remédios corretos em tempo hábil. Tudo isso, conforme o CEO, com ações técnicas e planejadas, guiadas por dados, e com decisões baseadas neles.
“Fizemos um movimento para tornar a empresa uma ‘organização Data Driven’, e as decisões baseadas neste modelo se mostraram assertivas. Junto à equipe, aplicamos algumas correções de rota na gestão, identificando os gargalos que estavam desacelerando a receita. Para isso, há estratégia, conhecimento e um time competente e azeitado, capaz de reverter o quadro com a identificação veloz de quais são as dores principais a serem combatidas”, afirma.
Ainda conforme Rodrigues, tão importante quanto identificar a dor é conseguir aplicar – com base em dados, estratégia e instinto (que vem da experiência) – o remédio mais efetivo, que vai proporcionar o melhor coeficiente de resultado real.
“Sozinho, certamente não funciona. Isso só é possível com a comunicação e alinhamento de uma equipe obcecada por resultados. O mundo empresarial é cada vez mais dinâmico e exige soluções que revertam quadros em um menor espaço de tempo”, completa.
A chegada de Dimitri na Depyl
Com passagens pela Fundação Dom Cabral (FDC), instituição pela qual também é Mestre, e pela própria Depyl Action, entre 2013 e 2015, quando foi Head da área de expansão da marca, Rodrigues retornou para a empresa para reestruturar processos, produtos e serviços.
“Novos modelos de franquias estão sendo planejados, como o de quiosques para corredores de shopping; o ‘store in store’ com uma unidade da Depyl Action dentro de outro estabelecimento, como um salão de beleza ou uma academia; e a microfranquia com atendimento na casa do cliente. O ano de 2023 será de muito estudo e análise de dados para as melhores tomadas de decisão e crescimento da empresa”, afirma.
Há 26 anos no mercado, a Depyl Action, com sede em Belo Horizonte, é uma rede de franquias especializada em depilação e cuidados com o pelo com mais de 90 lojas em operação entre Brasil e Venezuela.