Com conceito diferenciado e sustentável, franquia Touti aposta na fabricação própria dos produtos para aumentar lucratividade do franqueado

Rede de perfumes conta com duas fábricas em Pernambuco e mais de 600 unidades pelo país

A área de saúde, beleza e bem-estar tem sido uma das queridinhas para quem quer abrir o próprio negócio em 2023. Somente o setor de franchising registrou faturamento acima de R$ 50,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

A área de beleza registrou a 2ª colocação em crescimento desse setor, quando foi sentido um aumento de 27% durante o período analisado, cuja receita desse bom desempenho, de acordo com a ABF, está relacionada à continuidade da procura por serviços voltados à saúde, satisfação e ao cuidado pessoal.

O mercado de cosméticos do país inclui produtos para cabelo, maquiagem, fragrâncias, perfumes, cuidados com a pele, produtos de higiene e cosméticos orais.

Com o mercado dando sinais satisfatórios, empreendedores vão em busca de encontrar opções de renda para ingressarem, inclusive com franquias baratas e lucrativas que solicitam aporte inicial máximo de até R$ 100 mil.

Fabricação própria

A Touti é uma dessas redes de franquias de beleza no mercado que resolveu investir na fabricação própria de cada um dos seus produtos para continuar crescendo. A fábrica está localizada em Jaboatão dos Guararapes/ PE e conta com tecnologia importada, desenvolvida a linha de perfumes para o clima brasileiro e com o poder da alta fixação.

Para atender as mais de 600 franquias, a rede também apostou em uma outra fábrica própria que constrói toda a parte dos móveis dos quiosques. Isso possibilita padronização e agilidade da entrega das peças, já que a inauguração das unidades ocorre em poucos dias após a assinatura do contrato de aquisição da operação.

“Contar com uma fabricação própria dos produtos e também das próprias peças possibilitam ao franqueado ter um lucro maior”, explica Bárbara Araújo, coordenadora comercial.

Atualmente, a Touti conta com quatro linhas com mais de 70 tipos de perfumes, que lança em média a cada três meses um novo produto no mercado.

Bárbara explica que a escolha das fragrâncias é feita pelos fornecedores de essência, juntamente com a diretoria e também a análise de laboratório e qualidade. “Por trás de tudo isso existe uma equipe de profissionais especializada no mercado de perfumaria e com uma paleta de ingredientes composta pelos melhores produtos para que possamos sempre fornecer alto desempenho no portfólio”, enfatiza a coordenadora comercial.

A Touti tem como público-alvo as classes B, C e D, devido o preço acessível dos produtos, a partir de R$ 49,90, quanto mais item o cliente levar maior é o desconto.

Negócio cruelty free

Outro grande diferencial da Touti é que ela é uma empresa cruelty free e vegana, ou seja, não realiza testes em animais e nem utiliza nada de origem animal. Essa grande aposta adotada pela marca vem sendo aceita cada vez mais por investidores preocupados com quem segue esse novo comportamento. Para se ter uma ideia, no Brasil, pesquisas relacionadas a cruelty free tiveram uma alta de 125%.

Com isso, a Touti oferece três modelos, todos com investimento inicial baixo e alta rentabilidade.

A primeira opção é o quiosque smart, o modelo mais comercializado dentro da empresa e que possui apenas 1m² ideal para ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô, entre outros locais de fluxo intenso de pessoas. O investimento inicial é de R$ 12 mil (incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de estoque). O faturamento bruto médio mensal é em torno de R$ 15 mil, com lucro líquido de 20% e prazo de retorno estimado em 5 meses.

O segundo formato é o quiosque full, modelo de franquia voltado para ser instalado em shopping, com dois tipos de tamanhos 3m² ou 6m². O investimento inicial é a partir de R$ 80 mil (incluso taxa de franquia, investimento com instalação e estoque e capital de giro). O faturamento gira em torno de R$ 50 mil por mês, com lucro líquido mensal de 16% e retorno do investimento de 10 meses.

Por fim, a rede conta com o modelo loja, criado com o intuito de gerar representatividade nos centros comerciais do Brasil e para os shoppings que não aceitam a entrada do quiosque full. O investimento é a partir de R$ 85 mil (incluso taxa de franquia, instalação e estoque e capital de giro). O faturamento bruto médio mensal é em torno de R$ 30 mil e lucro de 17%, com prazo de retorno estimado entre 12 a 24 meses.

Bárbara salienta que a Touti não vende o quiosque, nem o mobiliário para as lojas, o que possibilita diminuir o custo de investimento do interessado, cobrando apenas um aluguel fixo mensal.

“Apostar em negócios com fabricação própria ainda possibilita o franqueado comprar os itens com um preço ainda mais acessível, tornando algo mais vantajoso para o seu negócio. A Touti tem essa preocupação com os franqueados, que é levar um modelo de negócio com investimento baixo, lucrativo e ainda se tornar uma marca vegana e cruelty free”, finaliza Bárbara Araújo, coordenadora comercial.

Esse tipo de negócio vem dando tão certo que a empresa que entrou para o franchising em 2019 já soma mais de 600 unidades em operação espalhada por todo o Brasil.