Com apenas dois anos no mercado de franchising, o Instituto Visão Solidária (IVS) tem muito o que comemorar. É que a franquia focada em comercialização de óculos de grau e de sol já conquistou 18 estados brasileiros, alcançando a marca de 120 unidades comercializadas.
Tony Cozendey, fundador e diretor executivo do IVS, festeja a atual fase que a marca está vivendo. “Nosso mercado é gigante, apenas no Brasil são quase 40 milhões de usuários de óculos e a estimativa é que até 2050 metade da população usará óculos. É uma demanda que cresce de vento em poupa e estamos preparados como empresa para conquistar lojas por todo o Brasil, em busca de bons franqueados para levarmos nosso modelo, que é um grande diferencial em meio a todas as lojas do segmento”, conta.
“O IVS se destaca por nosso layout, nome expressivo, além da experiência que proporcionamos ao usuário com peças de marca própria, e principalmente por oferecermos produtos de qualidade a um valor justo. Já o franqueado consegue ter uma margem de rentabilidade incrível, encontrada em poucos segmentos. Nosso negócio é vencedor e está em busca de investidores que também queiram vencer”, complementa o empresário.
Início
O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015, e com apenas um ano de atuação, a marca chegou a vender dois mil óculos por mês. Após conquistar sete lojas próprias, Cozendey visualizou a necessidade de migrar para o negócio franchising com lojas físicas. Hoje, o IVS está localizado em 18 estados como: Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
O know-how conquistado pelo empresário, que trabalha no setor de óticas há mais de 15 anos, levou a criar um modelo de negócio que agradou em cheio o mercado. O designer irreverente das lojas físicas e o atendimento humanizado tem gerado uma grande experiência, tanto para os franqueados como também aos clientes.
“No IVS o nosso objetivo é justamente oferecer a experiência do cliente escolher sua própria armação, quebrando inúmeros paradigmas antigos de que a armação precisa ser escolhida por um profissional da área. Hoje a moda é pessoal, em nossas lojas o cliente escolhe a armação que quer, experimentar quantas for necessário, sem se preocupar com preço”, comenta Tony.
Acesso aos óculos de forma acessível
Ao competir no mercado óptico, que vem crescendo nos últimos anos, o Instituto Visão Solidária (IVS) adotou um viés diferente do praticado pelo setor, e tornou-se uma empresa com peça mais baratas que uma ótica tradicional, com a missão de democratizar o acesso aos óculos no Brasil, possibilitando uma nova experiência a quem usa.
“Creio que conseguimos nos comunicar com nosso público de uma forma diferente, mas ao mesmo tempo simples, de modo que conseguimos transpassar a nossos clientes o nosso propósito. A experiência que o usuário tem em nossas lojas é um grande diferencial, o contato com os produtos, a quebra de paradigmas no setor do ponto de vista da escolha da armação, tornamos essa experiência mais objetiva, dando o poder de escolha realmente ao cliente, além do fato de focarmos em nossas marcas próprias com produtos de altíssima qualidade e preço acessível”, afirma o executivo, Tony.
A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais, através do modelo diferenciado e inovador. Com uma média anual de 100 mil pares vendidos em 2023, o carro-chefe são os óculos de grau que representam 80% das peças comercializadas. As armações são vendidas com um valor único de R$49,99, enquanto os óculos de sol podem ser adquiridos a partir de R$79,99.
São mais de dois mil modelos de armações nas lojas, sendo todos de marcas próprias, entre eles, o do próprio Tony Cozendey que assina uma linha exclusiva para a rede de franquias.
Expansão do negócio
Para 2025, o Instituto Visão Solidária (IVS) estuda um plano de expansão agressivo, já que a marca pretende chegar a 200 unidades até o fim do ano. Para Tony, a esperança é de que o IVS conquiste a marca de 300 unidades até 2027, ano em que a rede completa quatro anos no mercado de franchising.
O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, podendo ser montado tanto em lojas de rua como em shopping center.
Modelo de negócio
Para empreender nesse negócio o investimento inicial é a partir de R$190 mil (incluso taxa de franquia, gastos com instalação, equipamentos e capital de giro). Esse valor é referente a uma loja de 30 m2, com dois profissionais. O valor pode aumentar de acordo com as características e tamanho do imóvel a ser locado.
O faturamento é muito atrativo onde é possível alcançar entre R$60 mil a R$150 mil por mês, conforme o desempenho do franqueado. Já o lucro líquido mensal é estimado entre 20% e 30% sobre o faturamento, com retorno previsto do investimento entre 13 a 18 meses.