Com apelo direto ao público final, micro influenciadores são investimento de retorno para franchising

JAH Açaí, Sorvetes e Picolés utiliza como estratégia de marketing personalidades locais para se aproximar do consumidor em cada região

Joyce e Caíque Lima - micro influenciadores @casalemcenabr

Com o mercado de consumo impactado pelo ambiente digital, marcas de todos os segmentos têm apostado na visibilidade online como diferencial diante do público. Um recurso para reforçar o apelo de forma mais certeira é contar com parcerias de micro influenciadores, que atuam diretamente com o consumidor local, falando com linguagem mais regionalizada e palpável para determinado nicho ou cidade. Segundo uma pesquisa da Youpix com a Nielsen feita com mais de mil brasileiros e em outubro de 2024 e publicada em fevereiro deste ano, 80% dos internautas já investiram em produtos divulgados por criadores de conteúdo, sendo que 45% tiveram suas expectativas superadas.

Neste cenário, o JAH Açaí, Sorvetes e Picolés destaca-se entre as marcas de alimentação pelo posicionamento em collabs com micro influenciadores. Em 20 de março, Dia Internacional da Felicidade, a marca realiza anualmente o FeliciJAH, campanha de marketing com promoções em todo o país. Desde que os influenciadores agregaram sua imagem à ação, o faturamento subiu 47% em relação ao período anterior. “Eles falam a língua das pessoas e conseguem romper barreiras culturais que, muitas vezes, dificultariam a comunicação da nossa marca em diferentes regiões. Essa proximidade com o público é algo que não conseguimos alcançar da mesma forma por meio de outros canais”, explica Rafael Corte, CEO da rede.

A estratégia foi desenvolvida em 2020, a princípio na cidade de São Paulo (SP), mas ganhou escala e agora funciona a nível nacional. Segundo Corte, cerca de 12 ativações mensais com criadores de conteúdo partem da própria marca, que seleciona nomes alinhados aos valores da rede. Além disso, os franqueados das 180 unidades pelo país realizam a mesma estratégia regionalmente. “O pensamento é o mesmo para quaisquer lojas, do Mato Grosso ao Rio Grande do Sul. Buscamos influenciadores especializados em temas de gastronomia ou estilo de vida, com mensagens jovens e descontraídas. O JAH é, acima de tudo, leveza, sabor e felicidade”.

Pela atuação mais direta e melhores custo-benefício sobre valores e engajamento, os micro influenciadores conquistaram os franqueados da marca, que enxergam o reconhecimento regional como determinante para o sucesso da operação. “Ao investidor, esta é a chance de impulsionar a loja com aporte controlado e retorno palpável. Para a rede, é uma maneira de reforçar nossa identidade jovem e digital”, finaliza Corte.