A chegada do período de estiagem afetou diretamente os reservatórios de água que concentram algumas das principais hidrelétricas do país que sofrem esvaziamento, dificultando a produção energética e se tornando mais cara. De acordo com a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), essa escassez de chuva para a geração de energia é a pior em 91 anos.
Equivalente a mais da metade do potencial de geração de energia do país, os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste registraram no mês de outubro deste ano o menor armazenamento médio de água para esta época do ano desde 2000. Correspondendo a 16,86% de armazenamento médio nesses reservatórios, um índice inferior ao registrado na mesma época em 2001, que somava 21,4%.
O baixo nível nos reservatórios pode influenciar diretamente no dia a dia do consumidor, como na cidade Itu, em São Paulo, onde o rodízio de água nos bairros foi ampliado este ano. Em virtude da estiagem, do aumento de consumo de água e falta de perspectiva de chuva, a Companhia Ituana de Saneamento ampliou o rodízio visando manter o abastecimento da cidade e preservar os mananciais.
“Esse ambiente desfavorecido também conta com outros fatores, como por exemplo, a realização do manejo de água de forma inadequada e ausência do uso sustentável dos recursos naturais. Pontos que contribuem para essa escassez e se tornam um grande desafio que anda ao lado das mudanças climáticas prejudicando os diversos setores. Para ajudar na economia de água e diminuir desperdícios, já é possível encontrar no mercado diversos serviços que vão de encontro com o meio ambiente como é o caso da limpeza ecológica”, explica Flávio Jungers, franqueado da Acquazero Eco Wash, rede de franquias de estética automotiva e limpeza ecológica.
Aposta no conceito ecológico
Após atuar 20 anos como professor de educação física da rede privada, Flávio, de 56 anos, viu na rede franquias Acquazero a oportunidade de empreender no setor por seu conceito diferenciado e pouco conhecido na sua região. “Por ser uma área com condomínios, vi potencial em abrir a unidade na cidade para atender esse público”, explica o empreendedor.
Com uma população estimada em 177.150 pessoas, Itu possui 130.326 veículos de acordo com o balanço realizado em 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o que favorece o ramo que Flávio escolheu para empreender, pois, segundo ele, entre os serviços oferecidos na sua unidade o mais procurado é a lavagem de carros.
Com conceito ecológico, para realização desse serviço a franquia utiliza apenas 300 ml de água para lavar completamente um veículo, independentemente de seu tamanho e sujeira acumulada. Nas lavagens tradicionais são utilizados 320 litros de água, ou seja, a economia gerada se adequa justamente com a atual situação de escassez de água da região, rendendo um futuro oportuno para o mercado de limpeza automotiva consciente.
Os serviços oferecidos ao consumidor também incluem enceramento, higienização interna, impermeabilização de estofados, limpeza de ar-condicionado, limpeza e hidratação de couro, revitalização de plásticos, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, remoção de chuva ácida, polimento de faróis, vitrificação de pintura, oxi-sanitização, entre outros.
Hoje, Flávio atua unicamente com a franquia e conta com uma equipe de 4 pessoas. Ele conta que apostou na rede pelo uso de produtos ecologicamente corretos que não agridem o veículo ou o espaço, assim também como meio ambiente. Um conceito de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente que chamou a atenção do franqueado que acredita no negócio como um futuro promissor.
Driblando a pandemia
Ao abrir sua unidade Flávio enfrentou o caos da pandemia, na qual utilizou as adaptações dos serviços da rede para atender com assertividade e driblar essa situação. Com a população sem poder sair de casa para realizar as demais tarefas, a Acquazero realizou algumas adaptações para atender essa demanda.
A rede expandiu os serviços para limpeza residencial, uma reinvenção que levou para os lares os serviços de higienização de estofados, colchões, tapetes, carpetes e superfícies de couro, além de impermeabilização de estofados e tapetes. A marca tem uma técnica exclusiva que possibilita a eliminação de toda a sujeira e ácaros, prevenindo problemas respiratórios e irritações na pele.
Uma ação que mostrou o quão antenada a rede está nas adversidades que podem surgir priorizando tanto a segurança de quem utiliza os serviços quanto toda a extensão de franqueados que acreditam no trabalho e suporte da rede.
O serviço de limpeza residencial também pode ser solicitado através do e-commerce e app, agilizando todo o processo e otimizando tempo sem precisar se deslocar para fazer o pedido. “Um serviço que além de contribuir para sanar as divergências que a pandemia trouxe, também pode trazer um fôlego para quem investiu no setor e se viu de mãos atadas e que pode ser incluído no portfólio de serviços do franqueado”, explica Henrique Mol, diretor executivo da rede Acquazero Eco Wash.