A Tip Top, rede de franquias de roupas e acessórios para bebês e crianças com mais de 125 lojas em diferentes estados do país, continuou expandindo sua rede de franquias antes mesmo da retomada da economia. Durante a pandemia, foram 18 unidades inauguradas e a meta é abrir 40 lojas ao longo dos próximos meses. O foco está, principalmente, nas seguintes praças: Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Natal (RN), Piracicaba e Marilia (SP), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Salvador (BA), Vitória (ES) e Campos dos Goytacazes (RJ). “É claro que não descartamos oportunidades em diferentes localizações, desde que com mais de 100 mil habitantes”, afirma Rogério Morais, gerente de expansão da Tip Top.
A rede oferece três formatos de loja: Tradicional (com roupas e acessórios infantis), Mega Store (especializada em carrinhos, cadeirinhas, enxovais e, é claro, roupas) e Outlets (ofertando coleções passadas). O investimento inicial é a partir de R$ 300 mil.
“A pandemia nos mostrou um grande interesse por parte dos franqueados em abrir lojas de rua, o que nos deixou bastante surpresos”, revela Morais. “A maioria dos nossos pontos de venda estão está dentro dos shopping centers, porém percebemos que agora está muito fácil de negociar o ponto de rua. É muito bom, porque também podemos marcar presença em cidades que não possuem shoppings”, comenta.
Tip Top redesenha a marca
Paralelamente ao processo de expansão, em 2020, à beira de completar 70 anos de vida, a Tip Top, com o apoio de um time de experts em branding e varejo, observou o mercado, a concorrência, a própria história da Tip Top, as características da marca, conversou com os consumidores e olhou para as lojas. “Tudo isso para entender como a marca se posiciona no mercado e ter insights de como ela poderia se posicionar, levando em conta a razão de sua existência”, explica Daniela Boll, head de marketing da Tip Top.
Como consequência, mudou toda a sua identidade visual. Do logo ao projeto das lojas, agora completamente repaginadas, apenas um aspecto se mantém: a Tip Top ainda se orgulha em ser a marca dos balõezinhos, tão presentes na memória do consumidor. De acordo com Daniela, “os balõezinhos ressaltam coisas boas da infância, como festa, brincadeira, sonho e felicidade”.
Uma marca forte e verdadeira une aspectos emocionais e negócios, e esse era um dos objetivos do rebranding: resgatar a essência das relações que permeiam a Tip Top. “A gente constrói relacionamentos com o consumidor. A relação de família é a principal para nós, afinal a Tip Top foi criada por uma família para atender outras famílias – nossos clientes sabem que podem contar com a gente para comprar da roupa do dia a dia ao look mais incrementado, de festa”, pontua Daniela.
Algumas das lojas da rede, como a do Shopping Bourbon, em São Paulo (foto), já aderiram ao novo padrão visual.
Site adere ao omnichannel
Outra mudança da Tip Top no início da pandemia foi a implantação da venda omnichannel. Tendência já popularizada em grandes redes, traz a vantagem da venda multicanal possível tanto para consumidores quanto para franqueados que aderiram à modalidade de venda. “Se o comprador está no Rio de Janeiro e realizar uma compra em nosso e-commerce, o pedido pode tranquilamente sair da Bahia, por exemplo. Assim trabalhamos com um estoque único, em parceria com o franqueado, e todo mundo sai ganhando: franqueadora, franqueado e, principalmente, o cliente, que vai receber o que ele quer e não vai sofrer com falta de estoque”, explica Vivian Koch, head de E-commerce da Tip Top.