2022 foi o primeiro ano em que o brasileiro se sentiu mais seguro em voltar às compras presenciais nos shoppings centers e a Sonho dos Pés – rede de calçados e acessórios femininos, com 31 anos de mercado – viveu a retomada do crescimento em lucratividade de suas lojas físicas ao mesmo patamar de 2018, ano recorde em ebit para a marca (índice que demonstra a eficiência operacional da empresa). “A lucratividade da operação nos mostra que estamos no caminho certo. Foram 3 milhões de pares de calçados vendidos em 2022 dentro do conceito de democratização da moda, numa boutique sem preço de boutique, acessível à classe C e admirada pela classe B. É uma operação bastante peculiar”, resume Keyla Moitinho, Diretora de Franquias e Expansão da Sonho dos Pés.
Conforme ela explica, os números apresentados pela Sonho dos Pés revelam que a estratégia de reposicionamento da marca, adotada durante a pandemia, vem dando certo: com interesse em trazer a classe B para se juntar ao seu público-alvo, predominantemente C, a marca investiu em rebranding e visual merchandising, além de desenvolvimento de produtos, ocupando um espaço que existe entre as lojas populares e as direcionadas à classe A. “Oferecemos produtos de qualidade, dentro das tendências de moda, em lojas boutique, mas com preços acessíveis. É possível encontrar desde presentes em valores excelentes até aqueles calçados superconfortáveis para o dia a dia, passando pelo sapato para o fim de semana ou para a festa. E nossa linha de acessórios é muito completa”, detalha a Diretora.
Números e expansão
Com esse reposicionamento, a Sonho dos Pés cresceu 10% em faturamento nas lojas instaladas e, ainda, abriu mais 30 novas lojas, totalizando 164 operações no final de 2022.
Em 2023,a Sonho dos Pés focar seus esforços de expansão no estado de São Paulo, prioritariamente. Há lojas em Campinas, Ribeirão Preto, Santo André e São José dos Campos – mas algumas dessas cidades podem receber mais unidades da marca. Na capital paulista, a marca possui uma loja, no Moóca Plaza Shopping, tendo toda a cidade para ser conquistada.
As lojas Sonho dos Pés encontram-se especialmente em shoppings, mas também podem ser instaladas em ruas de grande movimento. Numa franquia, investem-se a partir de R$ 400 mil, com instalações, estoque inicial e taxa de franquia inclusos.
Multifranqueados
Keyla Moitinho explica que é uma característica da marca ter multifranqueados. “Boa parte de nossos franqueados tem duas ou mais lojas, o que prova que a parceria está consolidada”, orgulha-se.
Nascida no Rio de Janeiro em 1978, a Sonho dos Pés sempre atuou no varejo, mas começou a franquear há apenas 16 anos – e não abre mão de ter suas operações próprias. “É nelas que testamos produtos, inovações e realizamos treinamentos. Nosso know-how é bastante forte”, pontua a franqueadora.
A Sonho dos Pés é administrada pela família Moitinho, que está na terceira geração de sucessão. Tem todo o profissionalismo de executivos trazidos do mercado para modernizar a gestão, mas também aposta no resgate da cultura que tornou a empresa forte em seu segmento. “Costumamos dizer que a essência do nosso negócio é o ‘Jeito Moitinho de fazer algumas coisas’. Então, nosso objetivo é ter sempre os herdeiros por perto, mentorando as ações da marca”, diz Keila.
Os produtos
A Sonho dos Pés oferece calçados, bolsas e acessórios femininos em couro natural e ecológico, de alta qualidade, para todas as ocasiões e diversos estilos.
Tem como propósito incentivar mulheres da vida real a serem o seu melhor em qualquer momento ou humor. “Alcançamos isso quando entregamos moda acessível, com qualidade e com uma brasilidade muito forte que temos em nosso DNA. Essa brasilidade se tornou tão viva, tão autoral que se tornou motivo de orgulho pra todos nós”, destaca Keyla Moitinho.
As coleções se renovam constantemente, para que as clientes possam visitar a loja diariamente e se surpreender. A mulher está atualizada usando salto ou rasteira, plataforma ou tênis, dourado, nude ou cores vivas. Tem opções de materiais com ar natural, que remete à palha e ao sisal; brilho de pedraria e strass; discrição dos tons terrosos; conforto dos saltos baixos e médios, para o dia a dia; glamour dos saltos mais altos, para festas. E, o melhor: os preços são acessíveis.
Cartão de crédito próprio
Pensando mais uma vez em potencializar as vendas e atender às necessidades dos clientes e também dos franqueados, a Sonho dos Pés criou um cartão de crédito próprio. Com esse diferencial, a marca enxergou a possibilidade de aumentar o ticket médio, além de ter uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), já que ele possibilita uma análise do comportamento e do poder de compra de cada cliente.
O cartão permite compras no rotativo e parcelamento, além de trazer benefícios exclusivos aos seus portadores, como 10% de desconto na primeira compra, por exemplo.
A iniciativa deu tão certo que as vendas por cartão de crédito próprio já correspondem a mais de 15% das vendas da marca.