Com 25 anos de história, Gigatron Franchising se destaca com serviços de software para o pequeno e médio varejo

A franquia é uma das mais baratas no mercado de tecnologia, com investimento a partir de R$ 2.500

O mercado de tecnologia, além de ser disruptivo, a cada ano vem ganhando mais velocidade com as inovações, buscando sempre conectar e otimizar os processos de produção. A cada ano a busca de empresas por soluções que agreguem em seu negócio tem aumentado com o intuito de redução dos custos operacionais, potencializando os fluxos de trabalho, interligando os setores e possibilitando que seja gerado um ambiente mais competitivo e estratégico no mercado como um todo.

Victor Ruiz, diretor comercial e sócio da Gigatron Franchising – rede especializada em software para gestão – comemora o atual momento em que a empresa vem passando. Afinal, já são 25 anos de história!

“Estamos em constante busca de atualizações para nossos clientes finais, inserindo melhorias nos nossos sistemas, como também agregando ao portfólio novas soluções”, diz.

Criada em 1998, a Gigatron atua no mercado de ERP (Enterprise Resource Planning, ou traduzindo, sistema integrado de gestão empresarial), tendo como foco as pequenas e médias empresas de varejo e prestadores de serviços, oferecendo softwares e soluções para diversos segmentos, como alimentação, moda, informática, pet, cosméticos, automotivo, casa e construção, serviços em geral, entre outros.

Expansão para o franchising

A marca lançou-se como franquia em 2012, após passar três anos formatando o seu modelo de negócio. O seu propósito é levar soluções que otimizem os processos administrativos e fiscais de empreendedores, na qual com apenas poucos cliques é possível emitir a nota fiscal, o código de rastreamento da transportadora, além de controlar o estoque, o financeiro e ainda atualizar essas informações em cada canal de venda.

“A economia de tempo em todos os setores da empresa permite que sobre tempo para pensar no que realmente interessa: vender”, enfatiza Ruiz.

Modelo de negócio

​​Para ter o próprio negócio na área de tecnologia não é necessário desprender-se de grande capital. A Gigatron oferece aos investidores três modelos de negócios com a oportunidade de trabalhar em casa, operando com serviços e soluções em software para empresas. Também é possível abrir um espaço físico maior, para os empreendedores que procuram pelo modelo loja.

  • Plano habitacional: esse modelo é ideal para cidades com até 100 mil habitantes para se tornarem mais competitivas. As unidades possuem custo fixo administrativo e licenças ilimitadas dos softwares GigaERP e GigaChef para os clientes na mesma cidade de atuação da franquia. Sendo assim, no valor que ele vender o produto para o cliente final, não há repasse para a franqueadora, gerando maior faturamento ao franqueado. Nesse modelo, o investimento é de apenas R$ 2.500 incluso taxa de franquia e capital de giro, com faturamento mensal de R$ 5 mil e retorno previsto do investimento entre 1 a 12 meses.
  • Cloud: esse modelo tem como foco oferecer produtos 100% em nuvem, sendo essa a principal tendência do mercado. O franqueado terá no seu portfólio os seguintes produtos: Foodzap (cardápio digital e sistema delivery); Controla Bem (software ERP emissor de nota e gestão completa); Botsend (chatbot que gerencia e automatiza o WhatsApp e setores da empresa); PDV Portátil (aplicativo de venda para celular com possibilidade de embarcar em POS) e o ShopGiga (catálogo virtual focando na introdução e venda digital de estabelecimentos do varejo). Para empreender com esse modelo é solicitado investimento inicial de R$ 10.500 (incluso taxa de franquia e capital de giro), com faturamento bruto mensal de R$ 5 mil e lucro líquido de R$ 3.500. Já o prazo de retorno fica entre 1 e 12 meses.
  • Software premium: esse modelo é solicitado investimento inicial total de R$ 20.500, já incluso a taxa de franquia de R$ 20 mil e capital de giro a partir de R$ 500,00. A novidade fica por conta que 40% do que é investido na taxa de franquia retorna como cashback para o franqueado em investimento de marketing (Google e redes sociais), ajudando o empreendedor na expansão do negócio dentro da sua área de atuação. Na opção de home office, que tem a maior procura dos investidores interessados, o franqueado pode conduzir a operação sozinho, sem a necessidade de funcionários, e fatura em média R$ 9.400 por mês, com lucro líquido de R$ 5.900. O retorno do investimento está previsto entre 1 a 12 meses.

Portfólio completo

A Gigatron conta com diversas soluções de gestão. Conheça algumas delas:

– Botsend: Plataforma de multi atendimento com a tecnologia de chatbot do WhatsApp;

– Foodzap: Sistema delivery e cardápio digital, automatizando o processo da venda e organização de pedidos;

– PDV Portátil: Aplicativo embarcado em celulares Android e máquina de cartão, fazendo todo o processo de venda, gestão e checkout;

– Controla Bem: Software ERP em nuvem, focando na gestão, vendas e performance do varejo;

– Giga ERP: Software desktop focado na gestão e vendas com foco 360 na empresa;

– Giga Chef: Software específico para o segmento de alimentação, levando uma gestão completa baseado na regra dos restaurantes;

– Giga Chef Smart: Solução focada no controle e gerenciamento de pedidos através de um equipamento Android, usando o autoatendimento ou até mesmo o garçom.

“A Gigatron teve que se reinventar e quebrar vários paradigmas para conseguir crescimento constante sem depender de profissionais altamente qualificados. A criação da subdivisão de software “ferramentas ágeis” teve grande sucesso e foi determinante para esse crescimento rápido. A franquia tem se mostrado altamente lucrativa, com serviços de recorrência em vendas de software, permitindo a modalidade home office. Além do mais, a marca tem uma cultura interna de vendas e é reconhecida pela ABF”, analisa Ruiz.

Perfil para empreender

Para empreender com esse negócio, Ruiz explica que a franqueadora busca por franqueados com perfil empreendedor, técnico e comercial. É necessário ter conhecimento em TI, gestão e perfil comercial.

Como uma das principais atividades da franquia é a prospecção de clientes, bom relacionamento interpessoal e habilidade com vendas é fundamental.

Expansão

Atualmente a Gigatron conta com 61 operações, sendo 12 unidades próprias e 49 franqueadas, espalhadas por 13 estados brasileiros, como BA, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, RJ, RS, RR, e SP.

Victor conta que a implantação pode ocorrer em qualquer região do Brasil, sem limitações populacionais. Além disso, não há obrigatoriedade de atuar em ponto comercial, já que o papel do franqueado dentro do negócio é fazer o atendimento ao cliente, geralmente, in loco. A expectativa é encerrar 2023 com 68 unidades e para 2024 a meta é alcançar 80 operações.

“A Gigatron oferece várias vantagens para quem quer empreender com a marca, como por exemplo, contar com soluções que seguem as tendências de mercado, vasto portfólio de produtos, capacidade de atendimento em vários segmentos. Além do mais, a franqueadora conta com estrutura de marketing para auxiliar o franqueado na divulgação do seu negócio”, finaliza Ruiz, que considera o baixo investimento e a possibilidade de atuar home office, com flexibilidade de horários, pontos atrativos do negócio.

O suporte da franquia envolve desde o processo de implantação, customização de relatórios e etiquetas, promoção do negócio e produto, inclusive treinamento na área de assistência técnica, atendimento ao cliente e implantação da loja, através de uma plataforma EAD. Em seguida, o franqueado passa pela homologação com o acompanhamento de um profissional de suporte da empresa.