É comum que nas grandes redes de franquias, os funcionários tenham um apelo e conhecimento maior pela marca, e a vontade para investir seja maior do que a de pessoas que estão por fora. É o caso de vários colaboradores da rede de franquias de estética facial Sóbrancelhas. Dentre as várias histórias de vida que a marca de beleza faz parte, o casal Aliandro e Regina entraram para o time. Aliandro trabalha na rede de franquias desde 2013, como colaborador, e já atuou em vários setores, mas onde se encontra atualmente é no de consultoria. Porém, nos últimos meses, resolveu abraçar um novo desafio e se tornar franqueado de uma das unidades da rede.
A rede de estética facial é a maior da América Latina e super-renomada no mercado. Não é à toa que a marca seja tão destacada, já que o setor de beleza é um dos que mais crescem atualmente. Segundo a ABF, Associação Brasileira do Franchising, no 1º semestre de 2023, o setor Saúde, Beleza e Bem Estar é o 2º que mais cresce, com 21%, perdendo apenas para Hotelaria e Turismo, que cresceu 26,2%.
Aliandro comenta que, dentre as vantagens de ser dono de um negócio, está o fato de já conhecer quais estratégias dão certo e quais é melhor evitar. “Trabalho no setor de consultoria e conheço a empresa faz 10 anos, então eu aconselho os franqueados qual o melhor caminho para seguir nas lojas deles, ou seja, eu sei de cor o que funciona muito bem na marca, considerando região, economia e os serviços”, ressalta o colaborador.
Sempre foi o sonho do casal, serem donos do próprio negócio, porém, ainda não tinha chegado o momento. Até que uma das unidades que Aliandro fazia a consultoria ia fechar, porque o então franqueado iria mudar de país. Foi quando ele decidiu que estava pronto e queria adquirir essa unidade. “É sempre um medo e um frio na barriga investir em um negócio, por mais que você já saiba que tem grandes chances dele ser um sucesso. Novos desafios sempre nos deixam com aquela sensação de ‘será que vai dar certo?’”, comenta.
Trabalhando na mesma empresa ao ser dono do próprio negócio, na prática, você só altera de cargo. Então, adquira algo que você tenha identificação e conhecimento, que suprir as necessidades da empresa será mais fácil e funcionará de forma mais natural.