A síndrome de Down atinge cerca de 270 mil pessoas no Brasil[1], o autismo afeta em torno de 2 milhões de brasileiros[2], aproximadamente 17% da população mundial convive com a dislexia[3] e o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) atinge aproximadamente 4% de pessoas no mundo[4].Atualmente, cerca de 640 mil alunos com deficiência estão matriculados no Ensino Médio brasileiro, o que representa um desafio para os professores na hora de incluir adequadamente esses estudantes no cotidiano das escolas.
Pensando nisso, a rede de idiomas CNA, uma das maiores do Brasil, lança a publicação “Entender para incluir: guia CNA para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais”. Trata-se de um material gratuito, que estará disponível para todos os professores brasileiros, com o objetivo de ampliar o acesso à educação de estudantes com autismo, síndrome de Down, dislexia e TDAH.
A inclusão de alunos sempre foi algo essencial para o CNA. Já há dez anos a rede produz materiais didáticos adaptados em braile (para alunos com deficiência visual) e com imagens aumentadas (elaborados para alunos com baixa visão), além de oferecer uma alternativa para alunos com deficiência motora, que realizam as atividades das aulas em livros adaptados no formato PDF.
“Nosso propósito é educar para o desenvolvimento das pessoas e a construção de uma sociedade melhor. É essencial para o futuro do país que todos os alunos consigam percorrer a jornada de aprendizagem até a realização plena de seu potencial”, afirma Marcelo Barros, diretor de Educação do CNA.
O “Entender para incluir: guia CNA para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais” está disponível para download. A previsão é que esta seja a primeira de uma série de edições abordando os diferentes aspectos de inclusão na educação contemporânea