O mercado de franchising brasileiro acelerou sua recuperação no segundo trimestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um faturamento 16,8% maior neste 2° tri quando comparado ao mesmo período de 2021. Além disso, as cidades do interior têm sido essenciais para esse crescimento.
De acordo com a ABF, 48,2% das franquias que atuam no Brasil estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes no ano passado. Isso quer dizer que, as redes estabelecidas em cidades com menos moradores já são praticamente a metade do total.
Um estudo feito pelo Sebrae há dois anos revelou que o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma mais de R$ 827 bilhões ao ano, sendo o equivalente a 38% do consumo total do Brasil.
Após verificar a força do interior do país, a franquia FiChips Food – rede de food service com pratos típicos do Reino Unido – passou a fortalecer o seu processo de expansão por essas cidades. “Os dados apontam que o interior é bem promissor para novos negócios. Além disso, muitas pessoas estão se mudando das grandes capitais e indo para cidades menores, fortalecendo a economia dessa região”, conta o CEO e fundador da rede Hermes Bernardo.
Modelos de negócio que se encaixam
A FiChips tem como foco de sua expansão, cidades do interior com mais de 100 mil habitantes. Para isso, a rede investiu em um modelo atrativo e inovador, que se encaixa em regiões como essa.
A franquia conta com quatro modelos de negócio, sendo o Quiosque, Container, Pub de Rua e Shopping. Porém, de acordo com o CEO da rede, os segmentos mais aceitos para essas regiões são o Pub e o Shopping. “Especialmente no modelo Pub levamos para as cidades do interior um conceito inovador que leva ao consumidor uma experiência única, que passa pelo lúdico, serviços e produtos de alta qualidade.”
Com isso, segundo Hermes, a FiChips se torna um dos points da cidade. “É um ambiente propício para happy hour, ouvir uma música ao vivo, assistir jogos das principais ligas nacionais e internacionais. Tudo isso acompanhado de um cardápio exclusivo e chopp artesanal, além de contar com espaço kids e serviço de delivery.”
Investimento e faturamento
O modelo Loja de Shopping da FiChips tem a vantagem de ser um negócio com alta rentabilidade, pelo fato de estar localizado em um ambiente com alto fluxo de pessoas. “O faturamento bruto médio mensal é de R$ 114 mil, com um lucro médio mensal de 20% a 25% e o retorno do investimento previsto entre 18 e 24 meses. O investimento inicial é a partir de R$ 370 mil”, detalha Bernardo.
O modelo de loja de rua ou mais conhecido como Pub possui um investimento inicial de R$ 347 mil, com um faturamento bruto médio mensal de R$ 105 mil com o lucro e retorno de investimento similares ao modelo loja de Shopping. “O motivo do Pub ter tanto sucesso nas cidades do interior é por ser um formato que traz toda perspectiva dos pubs londrinos, fazendo com que o cliente se sinta, realmente, em um bar do Reino Unido”, comenta Hermes.
Regiões conquistadas e metas para o futuro
Atualmente, a FiChips possui unidades no interior de São Paulo e Minas Gerais, além de contar com uma em fase de inauguração no município de Águas Claras, cidade satélite de Brasília.
“Nossas unidades no interior de São Paulo estão localizadas nas cidades de Campinas, Hortolândia, Ibiúna, Ribeirão Preto, Atibaia e Bragança Paulista. Além disso, estamos com algumas em fase de inauguração em Santa Bárbara D’Oeste e São João da Boa Vista”, conta Hermes.
O CEO da FiChips revela que em Minas Gerais as unidades interioranas estão nos municípios de Governador Valadares e Araxá, além de ter uma em fase de inauguração em Juiz de Fora. “Enxergamos como alto potencial todo interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Centro Oeste, Minas Gerais e já estamos mirando o estado de Goiás.”
A rede planeja comercializar e implantar de 10 a 15 novas unidades em cidades do interior do Brasil até o fim deste ano.