Fundada em 2016, a CIA Cuidadores é uma rede de franquias especializada nos cuidados com pessoas da terceira idade. O objetivo da marca é disponibilizar “guardiões dos idosos”, isto é, profissionais que buscam superar atendimentos automáticos e oferecer algo muito mais humanizado, se preocupando com a saúde e bem-estar do idoso. Em janeiro, a rede inaugura a sua nova unidade, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Comandada pelo enfermeiro e agora empresário Hudson Souza, a expectativa é que a unidade acompanhe mais de 30 idosos e forme mais de 120 pessoas como guardiões dos idosos até o final do ano.
“Sempre gostei de cuidar das pessoas. Inicialmente, tentei ser jogador de futebol, até passei em alguns times, mas após uma lesão, acabei desistindo da carreira e decidi seguir a minha vocação. Foi assim que me tornei enfermeiro. Quando me mudei de Governador Valadares para Juiz de Fora, conheci a CIA Cuidadores e comecei a trabalhar na empresa. Me identifiquei muito com o propósito de oferecer um atendimento humanizado para os idosos. Foi a missão, a visão e os valores da marca que me fizeram passar de funcionário para um investidor e franqueado de uma das suas unidades”, comenta Hudson Souza, franqueado da CIA Cuidadores de Petrópolis.
De acordo com Hudson, como estava acompanhando a CIA Cuidadores internamente, conseguiu visualizar de uma maneira muito mais ampla os seus serviços e os cuidados que prestava aos seus pacientes. A franquia da CIA Cuidadores é física, porém, no primeiro ano a marca disponibiliza a opção home based. Após o segundo ano, a rede informa que a demanda é tão grande que é necessário ter um local próprio. Na prática, o franqueado da CIA Cuidadores faz a gestão dos guardiões dos idosos. Além disso, a rede disponibiliza também cursos para pessoas que querem se especializar nos cuidados aos idosos.
“Quando falamos de cuidados aos idosos, muitas vezes limitamos a nossa visão no horário de tomar determinados remédio, deixar a televisão ligada e somente isto, quando na realidade o trabalho vai muito além. O que quero dizer com humanização é que esses cuidados devem contemplar os mínimos detalhes. Desde a preocupação se o idoso consegue assistir a televisão de uma maneira agradável ou se aquela dobrinha que tem na cama está machucando as suas costas, até as conversas, os sorrisos e o incentivo ao diálogo. Tudo isto colaboram com uma melhor qualidade de vida ao idoso”, finaliza Hudson.
Com renda recorrente, os clientes da CIA Cuidadores normalmente só interrompem o contrato em caso de falecimento do idoso. O investimento inicial da franquia é de R$ 48.600,00, com prazo médio de retorno de 9 a 12 meses e faturamento médio a partir de R$ 250 mil por mês.