Os desdobramentos da tragédia no Rio Grande do Sul e as repetidas ameaças virtuais contra dados pessoais e patrimônio abrem espaço para produtos e serviços capazes de minimizar esses riscos e ainda prevenir novas dores de cabeça. O setor de seguros já registrou R$ 1,673 bilhão de reais que serão pagos a clientes do Estado, com estimativa de alcançar 8 bilhões de reais, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).
No mês em que a cidade de São Paulo recebe mais uma edição da ABF Franchising Expo, a Touareg Corretora de Seguros chama a atenção para um nicho de mercado que se mostra bastante promissor. Diferente de outros modelos de negócio, uma franquia de seguros, por exemplo, não se restringe somente àqueles que já atuaram no segmento.
“Habilidade para vender e duas semanas de capacitação intensivas com nossas equipes são suficientes para que profissionais vindos de qualquer área consigam migrar para o ramo de seguros. E, em poucos meses esse franqueado já consegue ter o novo negócio como principal fonte de renda”, detalha André Costa, diretor executivo da Touareg Corretora de Seguros.
Mais vantagens
A estrutura para dar suporte às operações também é um fator competitivo capaz de posicionar o ramo de Seguros em um patamar confortável em relação a outras atividades e serviços. É possível atuar sozinho da própria casa e com equipamentos simples, como o próprio computador, para acompanhar os treinamentos e capacitações da Touareg, iniciar as primeiras aproximações e fechar as primeiras vendas.
“A estrutura enxuta difere da exigida por outras atividades e serviços em que a entrega depende do suporte de máquinas, equipamentos e até mesmo de funcionários.”, explica Costa. Para ele, essa conjuntura de fatores também incide sobre prazos. “Fatalmente uma opção de franquia em Corretora de Seguros tende a devolver o retorno inicial em menos tempo que algo na área de alimentação ou cosméticos. Por outro lado, o potencial de faturamento mensal destas últimas opções pode ser maior no médio/longo prazo, mas os lucros também se dissipam na estrutura maior mobilizada, no número de colaboradores a ser remunerado e no reinvestimento”, pondera.
Outro fator que atualmente pesa em favor das Corretoras de Seguros são os recentes episódios em destaque no noticiário. Os desdobramentos das enchentes na região Sul do país já estão abrindo espaço para falar sobre os prejuízos impostos e estas cifras tendem a ser atualizadas periodicamente. Ao mesmo tempo, durante o processo de reconstrução das áreas afetadas é natural que se cogite adotar mecanismos capazes de proteger famílias, a sociedade e os investidores da possível repetição destes casos ou de outros eventos que ameacem o patrimônio.
“Ao se depararem com esse triste episódio da história, as vítimas poderiam ter minimizado seus prejuízos se tivessem Apólices de Seguros. Ou do contrário, podem cogitar esse tipo de suporte para as etapas seguintes. Parte dessa lógica, de ampliar a proteção de recursos, bens materiais e negócios, tende a ser no mínimo motivo de reflexão em outras regiões do país. Afinal, ninguém consegue prever quando poderão aparecer novos imprevistos e uma das poucas defesas em momentos como este é contar com algum tipo de Seguro”, destaca Costa.
Perspectivas e futuro
Em um cenário de globalização com distâncias cada vez menores, as empresas buscam explorar as vantagens competitivas que a tecnologia e a sinergia produtiva de um ecossistema proporcionam. Um ambiente como o da ABF Franchising Expo evidencia a tendência de complementariedade de atuação e de interdependência entre franquias de diferentes nichos.
Seja qual for a especialidade, é relevante elevar ao patamar máximo os mecanismos de proteção para equipamentos mobilizados e aportes iniciais envolvidos. Neste cenário, a Touareg oferece produtos e serviços capazes de atender demandas específicas, independentemente do porte ou nível de maturação do negócio.
As mais de três décadas de atuação dos principais executivos da Touareg ajudam a explicar o sistema adotado e o encaixe entre expertise técnica e tecnologia. “Temos uma dosimetria para conciliar conhecimento técnico e eficiência tecnológica. Essa combinação reflete maior assertividade e precisão no momento de customizar ofertas”, sintetiza Costa. O gestor destaca que a variedade de seguros ofertados para os franqueados depende do nível de maturação e do porte de cada franquia. Mesmo assim, indica que os produtos mais demandados pelo mercado são: Automóvel, Vida, Residência, Empresariais, Planos de Saúde, Garantia e Consórcio.
Outro setor bastante requisitado e com perspectivas de expansão nos próximos anos são os seguros contra crimes cibernéticos, para resguardar dispositivos eletrônicos e aparelhos móveis, como o telefone celular, sites e sistemas. “Tanto o público final de uma franquia como o próprio franqueado estão sujeitos a investidas contra dados pessoais e bancários dele ou de seu negócio. O mecanismo é mais uma forma de proteger o patrimônio em um ambiente desafiador da perspectiva de legislação ainda não totalmente definida”, afirma Costa.