Cervejaria Walfänger economiza R$ 9 mil na conta de luz com sistema de energia solar da Blue Sol

Para alcançar a produção de energia necessária para abastecer indústria, escritório e pub, sistema composto por 220 módulos fotovoltaicos foi instalado em um sítio localizado em Brodowski

Os custos com o consumo de energia elétrica e a falta de previsibilidade relacionada ao valor da conta de luz eram motivos de preocupação para Raoni Balieiro, sócio-proprietário da Cervejaria Walfänger, que produz, mensalmente, cerca de 100 mil litros de cerveja e chope em Bonfim Paulista, distrito do município de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.

Com 7 anos de mercado, a Cervejaria Walfänger reúne cerca de 30 funcionários, que atuam na produção dos chopes e de sete tipos de cervejas, na gestão do negócio e nas atividades do pub da marca, além de levar a marca de uma das cervejarias artesanais mais premiadas do Brasil. Toda a operação funciona no mesmo prédio. De acordo com Balieiro, não era difícil que as contas de luz chegassem a R$ 15 mil, afinal, o processo de fabricação das bebidas exige que o maquinário esteja em funcionamento pelo menos 9h por dia. “Em determinados períodos do ano, precisamos produzir 24h, nos 7 dias da semana, o que fazia esse montante crescer ainda mais”, relata.

Além disso, as câmaras frias permanecem ligadas initerruptamente, o escritório administrativo tem equipamentos de ar-condicionado em funcionamento durante todo o expediente e o pub é totalmente climatizado. “Toda essa estrutura fazia com que os gastos com a conta de luz chegassem a 40% do nosso custo total e ainda havia variação no valor de acordo com as alterações de bandeiras tarifárias”, explica o empresário.

Diminuir o custo da operação se tornou, então, um dos principais objetivos da equipe da Cervejaria Walfänger e não demorou muito para que a energia solar fotovoltaica surgisse como uma solução para Raoni Balieiro. “Além de abastecer o nosso negócio e diminuir significativamente o custo mensal com a conta de luz, gerar a nossa própria energia ainda nos tornaria mais sustentáveis, um aspecto importantíssimo quando pensamos no mercado e na sociedade atuais”, avalia.

Balieiro buscou, então, a Blue Sol Energia Solar – pioneira e referência no mercado fotovoltaico brasileiro há 13 anos – para desenvolver o projeto, instalar o sistema e conectá-lo à rede.

De acordo com Guilherme Alves, Engenheiro da Blue Sol Energia Solar, o projeto desenvolvido para a Cervejaria Walfänger tem capacidade de geração de 14,3 MW, proporcionando uma economia de até 62% na conta de luz do imóvel onde fábrica, escritório e pub funcionam. “Trabalhamos, inicialmente, com a possibilidade de instalação do sistema fotovoltaico no telhado do prédio. Porém, como o espaço disponível não comportava as dimensões do sistema projetado para alcançar a geração de energia desejada, sugerimos o autoconsumo remoto”, explica o Engenheiro da Blue Sol.

Diante da solução apontada pela equipe técnica da Blue Sol, Balieiro entendeu que o melhor local para a instalação do sistema fotovoltaico era um sítio, situado no município de Brodowski – mesmo local onde a produção da cervejaria foi iniciada alguns anos antes. “Por se tratar de área rural, não havia limitação de espaço. Além disso, foi possível dimensionar o sistema e instalar os módulos em um espaço com a maior insolação de todo o terreno. Com isso, potencializamos a geração de energia, nossa produção se tornou mais rentável e a operação do negócio é muito mais saudável”, comemora o sócio-proprietário da Cervejaria Walfänger.