O mercado brasileiro de cosméticos gerou ótimos resultados no ano passado e continua no mesmo ritmo em 2023. Isso se deve ao fato do aumento do consumo e à intenção de compras por parte dos consumidores.
Em uma pesquisa realizada pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), aponta um crescimento de R$ 27,097 bilhões na indústria brasileira de cosméticos até o ano de 2025.
Já em um levantamento feito pela NielsenlQ/Ebit, feito no primeiro semestre do ano passado, revela que o mercado de cosméticos no país gerou um aumento de 24%, comparado ao mesmo período de 2021.
Para esse mercado gerar números tão impressionantes requer algumas estratégias essenciais, como a distribuição dos cosméticos e dos cuidados logísticos para garantir a execução. Pelo fato de contar com características muito próprias, esse segmento apresenta um conjunto de desafios no que se refere ao gerenciamento do transporte.
Com isso, a Touti – franquia especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício – investiu em dois centros de distribuição, com localização estratégica para gerar uma logística assertiva e rápida.
“O centro de distribuição desempenha funções essenciais para o sucesso do negócio, como recebimento e conferência de mercadorias, estocagem, separação dos pedidos, consolidação de entregas, compartilhamento de frete e estoque. É primordial estar inserido em estados que estejam em rota estratégica das transportadoras, seja no modal aéreo ou rodoviário”, comenta Bárbara Araújo, coordenadora comercial da marca.
Pontos estratégicos
Antes de instalar um centro de distribuição é necessário uma análise minuciosa, principalmente no setor de cosméticos. Dessa maneira, a Touti pensou em duas regiões distintas, mas que são capazes de abastecer todo o país.
“Atualmente, contamos com dois centros de distribuição. O primeiro fica localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE e possui uma área de 1800m². O segundo está localizado em São Paulo/SP, com um tamanho total de 1200m²”, detalha Bárbara.
O centro de distribuição de Pernambuco atende as regiões Norte e Nordeste do país, já o da Capital paulista atende as regiões restantes, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
“O motivo de escolhermos essas cidades é pela localização privilegiada. Em Pernambuco sempre tivemos logística, produção e administrativo, desde o começo da operação. Posicionar os CDs em locais que estejam próximos ao ponto de venda (PDV) ou às regiões em que seu produto se faz mais presente, facilita o processo de distribuição”, salienta Araújo.
Redução de custos
Uma das principais vantagens de investir em um centro de distribuição é a economia que ele gera tanto para a franqueadora, como para o franqueado, pelo fato de cortar alguns custos.
“Com a abertura do centro de distribuição de São Paulo e a divisão das regionais atendidas, conseguimos aumentar a agilidade na coleta e despacho de mercadorias, evitando o acúmulo de mercadorias no estoque e, consequentemente, provocando a redução de custos ao franqueador e franqueado”, comenta a coordenadora comercial da Touti.
Outro ponto relevante em ter um espaço para a distribuição, além de ser extremamente benéfico para as vendas, é o fato de os franqueados receberem a mercadoria com uma maior agilidade.