Celebridades associam seus nomes a franquias e impulsionam investimentos

Pelé, Luciano Huck, Juliana Paes, Xuxa, Chitãozinho & Xororó. O que eles têm em comum? São celebridades que têm seus nomes vinculados a redes de franquias nos segmentos de beleza, saúde, alimentação, fitness, entre outros. A exposição desses nomes claro é um alavancador de receita, pois desperta a curiosidade do consumidor. Fórmula completa para um ganho de marketing para o empreendedor que decidir ser um franqueado da marca.

Dados do mercado apontam que para iniciar um investimento no buffet infantil Casa X, da ex-apresentadora Xuxa como sócia, o investimento seja a partir de R$ 650 mil. Na rede de alimentação Montana Grill, da dupla Chitãozinho e Xororó, o valor é a partir de R$ 280 mil. Já a academia Pelé Club tem investimento a partir de R$ 1,1 milhão.

No mesmo segmento, a academia Fórmula, que tem como sócio o apresentador Luciano Huck, tem investimento inicial a partir de R$ 950 mil. E o salão de beleza Espaço Vip Juliana Paes é administrado pela irmã da atriz e tem investimento inicial a partir de R$ 121,9 mil.

Ter o nome de uma celebridade ligado ao negócio é uma boa estratégia de marketing, já que cria a empatia e desperta à curiosidade do público. Para o empreendedor, aumenta a confiança no negócio, já que a maior parte dos famosos cede seu nome depois da certeza da segurança e a garantia do investimento.

O segmento de franquias segue a sua trajetória de crescimento no País. Em 2013, o aumento foi de 11,9% em faturamento, chegando a R$ 115 bilhões. O desempenho, mesmo abaixo do esperado, desperta o interesse de muitos famosos. A previsão é de que outros nomes se associem ao longo de 2014. Entre as áreas de interesse estão a de serviços, limpeza e cuidado com idosos.