Conceito criado nos anos 1950 nos Estados Unidos, o casual dining surgiu para a categoria de restaurantes que estão entre “fast food” e “fine dining”. No modelo casual, os clientes podem apreciar bons pratos e sabores, viver uma experiência imersiva, porém em valor mais acessível do que as opções muito glamurosas. Entre as vantagens para o consumidor, estão o atendimento mais rápido que os restaurantes da linha fine dining, porém com ambiente mais agradável e cardápio mais amplo (muitas vezes até com bebidas) do que a versão fast food.
Em novembro, uma pesquisa do Mosaiclab para o Instituto Foodservice Brasil identificou que no pós-pandemia o público busca se reconectar com o presencial. Por isso, o consumo on premise (no local) é preferência para 45% das pessoas, enquanto outros 40% optam pelo take away. O restante acontece por quem já está em casa (delivery). “2023 foi o ano de retomar a vida plenamente. A experiência de um jantar casual com família e amigos, comemorar um aniversário, formatura ou até um noivado, fica melhor quando acontece sem pressa, num ambiente com o qual o grupo se identifica”, conta Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO da Antaris Franchising.
Confira abaixo duas holdings de food service que faturam acima de R$ 150 milhões por ano e suas marcas de casual dining.
Antaris Franchising
Holding fundada em 2021 por Antonio Augusto Ribeiro de Souza, empresário com três décadas de experiência no ramo de alimentação. Detentora das redes internacionais de casual dining, o Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientada nos anos 1950, e o Dickey’s Barbecue Pit, rede americana especializada em churrasco ao estilo texano, a holding possui ainda outras duas marcas nacionais e está presente em 10 estados brasileiros com mais de 50 lojas. Operando franquias e joint ventures, o grupo prevê fechar 2023 com faturamento de R$ 150 milhões.
O Grupo Impettus é o maior grupo de bares do Brasil. A holding foi fundada pelo empresário Leandro Souza, que ficou conhecido como o “Rei do espetinho”, após tornar o Espetto Carioca, sua primeira marca, em um grande sucesso. Com sede no Rio de Janeiro (RJ), a empresa conta com mais de 90 bares espalhados pelo Brasil, em seis estados. Atualmente, detém o Espetto Carioca, rede com ambiente sofisticado, especializado em espetinhos; o Mané, boteco metido a chique, com ambiente e gastronomia sofisticada; o Buteco Seu Rufino, boteco raiz de família para família; e o Bendito, especializado em cookies, brownies e cafés, além do frigorífico Carioca Foods e a fábrica de sobremesas OMG. Para 2023, o grupo espera um incremento de 25% no faturamento com relação ao ano passado – o que representa R$ 250 milhões.
Desde 2022 a rede, famosa no Rio de Janeiro, faz parte do Grupo Impettus, maior holding de bares do Brasil. Com mais de 10 unidades, é um boteco raiz de família para família e oferece aos clientes experiência única de um ambiente familiar, com uma gastronomia original e caseira e, claro, cerveja gelada. São dois modelos de franquias que variam entre 70 m² e 150 m², com investimentos a partir de R$ 400 mil e faturamento médio mensal de R$ 150 mil.