Começar um negócio com pouco dinheiro é difícil, mas isso não é tudo na hora de definir o sucesso de uma empresa. O casal Daniela Repolês e Adriano Pereira, de Belo Horizonte em Minas Gerais, é um exemplo. Com cerca de R$1 mil começaram a comprar roupas no exterior para revender no Brasil.
Em meados de 2013 eles viajaram de férias aos Estados Unidos e ofereceram o serviço de “personal shopper” para conhecidos. O casal traçou mapas com os melhores locais para ajudar outras pessoas a fazerem compras no exterior.
“Nessas viagens, investimos cerca de R$1 mil em roupas infantis para revender em Minas Gerais. O problema é que não conseguimos repassar na velocidade que imaginávamos e todas aquelas peças ficaram em casa ocupando espaço. Foi quando a história do brechó surgiu. Uma conhecida dona de um brechó soube do caso e se ofereceu para ajudar”, comenta Daniela Repolês, sócia fundadora e idealizadora da Giralook.
O resultado foi fantástico e em cerca de uma semana todas as peças foram vendidas. A partir da experiência, o casal entendeu qual a direção deveria seguir.
Em meados de 2015 o Brasil enfrentava uma crise econômica e por isso a ideia de investir em um brechó que unisse preço baixo e qualidade fazia todo sentido.
“A nossa ideia aqui em Minas Gerais era estruturar uma loja de tal forma que aquilo não ficasse mais com a cara de um bazar”, comenta Daniela.
A partir disso, o casal foi em busca de um ponto comercial na região do bairro do Barreiro, em Belo Horizonte. Compraram peças infantis diretamente das mães como carrinhos, cadeirinhas bebê conforto, berços, roupas, calçados, entre outros.
Atualmente, dentro de uma unidade da Giralook é possível encontrar roupas, brinquedos, carrinhos e até mesmo mobília para crianças.
“O negócio deu tão certo que em um ano partimos para uma megastore. Nas viagens aos Estados Unidos, estudamos muito o mercado de varejo e adotamos as melhores práticas e conceitos”, comenta.
Após o primeiro ano de operação, a empresa já faturava cerca de R$130 mil por mês. Com as redes sociais e a internet, não demoraram a pensar em uma loja virtual.
“Investimos cerca de R$20 mil na página giralok.com.br e em estratégias online. Migrar para o digital requer muita sabedoria, por isso buscamos profissionais bem engajados e capacitados na área para que nossa transformação já pudesse pensar nos futuros franqueados através do Onmichanel”, explica Adriano.
Negócio virou franquia
Em meados de 2019, com o negócio estabilizado, o casal mineiro começou a fazer o estudo de viabilidade de franquia, que durou cerca de dois anos. Segundo Adriano, a expansão só começou de fato em 2021.
“Para nós fazia todo sentido. O conceito que desenvolvemos dentro da loja tem tudo a ver com franquias e as pessoas estavam gostando. Elas não se sentiam exatamente em um brechó e de fato a Giralook vai além disso.
Queremos oferecer uma solução completa para os pais e familiares que nos procuram”, explica.
Hoje a Giralook tem lojas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Goiás.
O valor de investimento para abrir uma unidade da Giralook gira em torno de R$226 mil. O tempo médio de retorno varia entre 14 e 18 meses.