Jaqueline Alves, 28 anos, e Juliana Dornelas, 27, por meses se relacionaram a distância, uma na Bahia e outra em Goiás respectivamente. Em junho de 2019, decidiram morar juntas e se estabeleceram em Uberlândia (MG).
Na época, mal sabiam que, três anos depois, assumiriam uma loja de repasse do Mercadão dos Óculos – rede com mais de 550 lojas – fariam o negócio prosperar e se tornariam multifranqueadas da rede, faturando mais de R$ 350 mil por mês.
A vontade de empreender partiu primeiro de Jaqueline, que tinha o sonho do negócio próprio. “Fazia sete anos que eu trabalhava na mesma empresa e comecei a ficar desgastada”, conta. Porém, havia o medo de perder a estabilidade.
No entanto, Juliana sentiu que era o momento de empreender e encorajou a esposa de serem sócias de uma franquia. “Vimos que o segmento de Saúde, Beleza & Bem-Estar era promissor”, diz Jaqueline. E assim chegaram na franquia Mercadão dos Óculos.
“A filosofia do Mercadão dos Óculos é totalmente diferente das outras óticas, desde a visão, o tipo de produto e o público-alvo, até a forma de vender e o layout das lojas. Isso nos chamou a atenção logo de início”, relata Juliana.
No dia 1º de dezembro de 2019, o casal adquiriu a primeira unidade da franquia Mercadão dos Óculos, em Uberlândia. Jaqueline cuidava da parte financeira, enquanto Juliana trabalhava com marketing e vendas.
Como era uma franquia de repasse, elas tiveram muitas dificuldades nos primeiros meses. Primeiro, por assumirem uma ótica que dava prejuízo. “No início, corrigimos defeitos que, se não fosse pelo repasse, nunca precisaríamos lidar”, diz Jaqueline
Além disso, o casal nunca tinha trabalhado no ramo, e enfrentaram resistência por causa disso. “Somos mulheres jovens, casadas e sem experiência na área. Vários funcionários não respeitavam nossa autoridade, sequer nos viam como chefes”, aponta Juliana.
Para contornar a situação, o casal decidiu treinar os próprios profissionais, investindo em cursos preparatórios. Além disso, contrataram novas pessoas. Assim, elas saíram de três funcionários para 27, formando equipes plurais.
“Temos uma gerente trans, um vendedor gay, um casal evangélico. Acredito que conseguimos construir uma família aqui”, destaca Juliana.
“Esse estilo menos tradicional do Mercadão dos Óculos faz com que, quem compra com a gente, sinta mais familiaridade e acolhimento”, completa Jaqueline.
Foi dessa maneira que o casal conseguiu dobrar o faturamento do repasse em dois meses e, para o futuro, planejam adquirir mais três unidades da franquia Mercadão dos Óculos. “Hoje franqueamos três lojas em Uberlândia e consolidamos o nome do Mercadão na região”, completa Juliana.