O Brasil é um País extenso e cheio de diversidades. Além disso, é um dos países mais empreendedores do mundo, inclusive mais do que nações como EUA, Colômbia, México e Alemanha.
Segundo dados da pesquisa anual Global Entrepreneurship Monitor (GEM), já em 2019 cerca de 23% da população desempenhava alguma atividade empreendedora. No ano passado, este percentual subiu para 25%. Estima-se que há 53,4 milhões de brasileiros empreendendo no País.
E entre estes donos de negócios estão Maurício Cesar e sua esposa Marina Groke, fundadores da maior e principal rede de franquia de esmalteria do Brasil, a Unhas Cariocas.
Marca carioca fundada no interior paulista
O nome da marca não é coincidência e tem relação direta com a cidade natal de Maurício, o Rio de Janeiro.
Radicado na cidade de Taubaté, cidade de interior de São Paulo, o empresário que atua no mercado de Franquias desde 2000 e como empreendedor desde 2008, foi surpreendido, em 2016, com o desejo de sua esposa, Marina, em abrir uma esmalteria.
Inicialmente contrariado já que, de modo geral, as esmalterias não tinham diferenciais competitivos de fidelização de clientes, que ficavam apegados às manicures as quais, eventualmente, abriam um negócio próprio e levavam as freguesas com elas.
“Meu receio era que o novo negócio ficasse refém das funcionárias, sem conseguir fidelizar as clientes. Seriamos mais do mesmo e viveríamos lutando para manter as portas abertas”, comenta Maurício.
Mas o desejo de Marina era tão grande que, com a negativa, foi em busca de estudar e pesquisar o mercado. “Eu estava disposta em apresentar uma técnica que fosse eficiente na entrega de resultado com qualidade e que fizesse com que as clientes ficassem fidelizadas à marca”, relembra a diretora de operações da Unhas Cariocas.
Técnica eficiente e sem riscos
E, assim, em outubro de 2016, ela apresentou a técnica considerada perfeita. Após pesquisas de desenvolvimento, criou o Emoli, o emoliente da Unhas Cariocas, que solta as cutículas em apenas 3 segundos, com auxílio da cureta, elaborado para que a rede pudesse aproveitar melhor o efeito gerado pelo produto.
“Outro ponto crucial nisso é que, além da eficiência da técnica, estaríamos transformando o simples ato de “fazer as unhas”, para um tratamento mais intensificado. Isso porque as cutículas são uma proteção do corpo e quando removidas com o alicate, o nosso corpo entende que precisa enviar nova proteção, por isso todas as semanas são renovadas e com o tempo engrossam. Com o Emoli, além da remoção sem risco, tratamos já na quinta utilização das clientes, para que as cutículas fiquem afinadas e cresçam uniformemente”, explica o CEO da Unhas Cariocas, Maurício.
Surgia a nova marca Unhas Cariocas
Após apresentação dessa técnica, Mauricio se convenceu de que a Marina poderia ter um negócio sustentável, sem ficar refém de funcionárias, com clientes fidelizadas, algo que para o empresário é fundamental. “Neste momento, tudo fez sentido e então decidimos investir na empresa da minha esposa”, disse o executivo.
E a loja já tinha vários diferenciais para dar certo, entre eles agilidade, design moderno, ambiente profissional, cuidado total com a biossegurança, com técnica exclusiva, protocolos e procedimentos padrões. Mas faltava o nome. Foi decidido, inicialmente, por Unhas em 30 minutos.
Mas cinco dias antes da inauguração, com tudo praticamente pronto, ao acordar Maurício teve um insight e resolveu modificar o nome do seu novo negócio. “Era 4h40 da manhã e me questionei sobre o nome, já que o procedimento poderia passar o tempo de 30 minutos por qualquer razão e teríamos problemas. Sempre que viajávamos, a Marina fazia as unhas, exceto quando íamos ao Rio de Janeiro para visita familiar, já que ela aproveitava para cuidar de suas mãos com uma vizinha da minha mãe. Ela adorava o trabalho da profissional e se empolgava. Nisso tive certeza de que o nome seria Unhas Cariocas”.
Segundo o empresário, antes da decisão final, houve uma reunião às pressas para falar sobre sua definição. A equipe de Marketing questionou se a mudança seria positiva, já que a Unhas Cariocas estaria em São Paulo. “O que nos deu a certeza da mudança foi uma pesquisa que vimos naquele momento mostrando que a mulher carioca foi eleita pela Revista Times, como a mulher mais vaidosa do mundo em 2016. Era o que faltava para iniciar o processo de implantação da nova marca”, festejou o empresário.
Sequência carioca em território nacional
“Inauguramos a loja uma semana depois, sem algumas identidades visuais que ainda estavam em processo de migração para nova marca”, relata Maurício.
Mas de imediato, a Unhas Cariocas se tornou um sucesso em Taubaté e foi chamada de a “queridinha do Brasil”. Em setembro de 2019, a rede inaugurou a segunda unidade no Taubaté Shopping.
Notando o sucesso do negócio de sua esposa, Maurício viu que era hora de embarcar nesse investimento. “A partir dali não seria mais um negócio que havíamos aberto para que eu ganhasse o meu dinheiro, mas seria o negócio onde teríamos prosperidade e tempo para cuidar das nossas filhas”, afirma Marina.
Em outubro de 2017, já que recebiam muitas solicitações de pessoas querendo ter uma unidade da Unhas Cariocas, resolveram entrar no franchising. “Foi uma forma de expandir nosso negócio, oferecendo nossos diferenciais e sucesso para quem acredita na nossa marca”, finaliza Maurício.