A The Best Açaí aproveitou o Dia do Açaí, em setembro, para lançar o The Best Club, primeiro aplicativo da marca. Na ocasião, a novidade atingiu o 2º lugar na categoria nacional de gastronomia e bebidas da App Store e do Google Play. O que não se esperava é que na Black Friday, em menos de dois meses, mais de 100 mil usuários já fossem registrados em busca de descontos e benefícios para consumo de açaí e sorvete, colocando novamente o aplicativo no topo, em 5º lugar nacional da App Store. “Fizemos o App do zero, internamente, e a adesão foi de fato uma surpresa para nós”, comemora o Co-CEO responsável pelo setor de TI, Mateus Queiroz.
Dados da última Black Friday revelados pelo Google explicam mudanças de consumo levando em conta o calor dos últimos meses. No domingo (19), os termos mais clicados no buscador foram ar-condicionado portátil, ar-condicionado, ventilador e climatizador de ar. Apesar do sorvete e açaí não estarem inclusos neste cenário, Queiroz atribui os resultados aos fatores como a conexão do brasileiro com a tecnologia, a expansão do mercado de açaí e sorvete e também ao clima. “Em setembro, no pico do calor, batemos nosso recorde de 2,6 milhões de vendas em único dia nas franquias. Considerando um ticket médio de R$ 18,00 reais é realmente muita gente. Acredito que na Black Friday os consumidores buscaram utensílios que de fato ajudem a longo prazo, mas também um consumo indulgente”, argumenta o Co-CEO. Apenas na sexta-feira a rede que já tem mais de 300 unidades aplicou uma promoção de 50% do valor no self-service.
O aplicativo da marca foi criado do zero pela equipe interna de tecnologia da informação. “Nunca tínhamos desenvolvido um aplicativo neste modelo. Todo o sistema da rede de franquias foi feito por nós, mas o App foi um cenário novo. Levamos em conta nossa experiência de seis anos, pesquisas com clientes e qual seria o modelo ideal que gostaríamos de ter como usuários. Ainda precisamos de ajustes, mas o ranking confirma que os clientes estão gostando”, argumenta Queiroz.
A The Best Açaí tem atualmente mais de 300 lojas em operação pelo Brasil e o aplicativo também é utilizado como ferramenta para entender o comportamento de consumo, auxiliando nas estratégias da marca. “Conseguimos compreender qual é o perfil do cliente de cada uma das operações em um único local, compilando os dados. Além disso, utilizamos a tecnologia como argumento de fidelização, já que ali ele tem vários benefícios. É de fato um cenário positivo para todos os lados”, finaliza Mateus Queiroz.