Cafeterias lançam novos produtos para agradar os clientes

O café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, no inverno com as baixas temperaturas vira xodó. A expectativa é que o mercado de cafeterias, chocolaterias e similares consiga crescer no País, mesmo com o período de crise econômica que o Brasil vive atualmente. Os franqueadores das redes Fran’s Café e Croasonho acreditam que será um bom momento para crescer e planejam aumentar o faturamento neste ano. Além disso, as marcas investem em produtos especiais para a estação mais fria do ano não apenas para aumentar o faturamento, mas para trazer aos clientes experiências alimentícias únicas.

De acordo com as expectativas da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) o consumo da bebida crescerá de forma gradual nos próximos anos, sendo que em 2015 deve atingir 21 milhões de sacas. Dentro deste aspecto, as empresas, principalmente as cafeterias e estabelecimentos que servem o café, preveem o aumento do faturamento. José Henrique Ramos Ribeiro, sócio-diretor da Fran’s Café, disse que a meta da marca é crescer entre 15% a 20%. “Precisamos ficar atentos às oportunidades que surgem na crise e não esperar ela chegar até você, nosso segmento é competitivo e com grandes empresas investindo no mercado”, explicou Ribeiro. A meta da Croasonho se assemelha. “Contrariando as pessimistas previsões para este ano, a previsão é que o faturamento em 2015 seja 20% maior que em 2014”, salientou Daniel Fernando Alves, Gerente de Marketing da rede.

Mas não é somente no aspecto financeiro que as marcas pretendem crescer. A Fran’s Café, empresa com 43 anos de existência, atualmente possui 150 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo destas oito próprias. A expectativa é que o número de franquias aumente entre 15% a 20% neste ano. Já a Croasonho, criada há 17 anos, tem 65 lojas em funcionamento, sendo seis próprias. A pretensão é finalizar 2015 com 80 unidades em funcionamento, e em 2016 sejam no total de 100, em diversas cidades brasileiras.

Com a chegada do inverno novos produtos são inseridos nos cardápios. É uma forma de atrair os clientes, pois de acordo com os entrevistados também é a oportunidade de apresentá-los novos sabores. José Henrique contou que “neste mês lançamos nosso novo cardápio, nele temos diversas opções de bebidas quentes e suas variações, como por exemplo, o Fran’s Ciocolatta com churros. Também contamos com nossa tradicional sopa no pão italiano, além do tradicional café expresso”. Já Daniel falou que “temos produtos específicos que são inseridos no cardápio somente nas campanhas de Inverno, como o Chocolate Quente Cremoso e o Chocolate Quente Cremoso Sensação. Os clientes da Croasonho já possuem conhecimento destas bebidas especiais e aproveitam ao máximo o período em que elas permanecem no cardápio.”

A qualidade do café brasileiro conquista fãs pelo mundo afora. Daniel salientou que “o café brasileiro ficou conhecido antigamente pela quantidade produzida, e não pela qualidade de seus grãos. De quinze anos para cá, a qualidade do café oferecido foi levada a sério pelos produtores brasileiros, elevando seu padrão e competindo lado a lado com produtores consagrados pela qualidade de seus produtos, como os colombianos”. José Henrique completou: “o Brasil apresenta as condições climáticas e geográficas perfeitas para o cultivo de café. Por este motivo, produz café em grande quantidade e também com melhor qualidade. Com isso, o volume de exportação é alto e passa ser famoso no mundo todo”.

A Fran’s Café foi criada em 1972 após o fundador, Francisco Conte, ter passado férias com os pais em Santos, litoral paulista. Lá ele conheceu o Bolsa Café, percebeu que ali estava a oportunidade dele ter o seu primeiro negócio. Comprou uma máquina de café expresso e ao voltar para Bauru abriu a cafeteria. “Na época o centro da cidade era muito frequentado por mulheres, porque apenas no centro estavam as lojas de roupas e tecidos, mas não havia nenhum lugar especial para elas, apenas bares. Foi quando decidi montar o Fran’s Café voltado para atender as mulheres, um publico exigente, fiel e elegante”, lembrou. No começo eram servidos apenas café expresso, Frappê de Café, Cappuccino, Chocolate quente e água. Atualmente há 175 produtos no cardápio.

A Croasonho, rede especializada em croissants doces e salgados, nasceu em 1997, e rapidamente conquistou o público gaúcho, com unidades em Porto Alegre e na praia de Atlântida. Em 2009 entrou no mercado de franchising com o lançamento da loja piloto em Caxias do Sul, na serra gaúcha. No cardápio mais de 40 produtos, entre croasonhos doces e salgados, além de Cafés tradicionais e especiais, chás, milk shakes, sorvetes, saladas de frutas, sucos e vitaminas, pratos executivos, saladas e massas.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito