Cafeteria gourmet: franquia de delícias

Você está num barzinho, restaurante ou café e alguém pega o celular para fotografar o prato que está prestes a comer. Nada mais comum, certo? Mas e se a torta ou taça de sobremesa tiver um cuidado adicional, além e ser gostosa, for muito bonita, pronta para fotografar? É claro que isso conquistaria ainda mais os clientes. Pois essa é uma das apostas da franquia Petite Amie.

Criada em 2015, por Barbara de Almeida Pavesi, em Brusque, SC, a franquia é especializada em brigadeiros gourmet e serve também cafés especiais, acompanhando de mini porções. Pratos salgados e chocolates completam o cardápio. Um dos destaques são as “taças sujas”, nome que chamou a atenção do Mapa das Franquias. Que tal saber um pouco mais?

Confira a seguir a entrevista com a fundadora da Petite Amie, Barbara de Almeida Pavesi.

Mapa das Franquias: Como surgiu a ideia da “cafeteria gourmet” e no que ela difere das cafeterias convencionais?

Barbara de Almeida Pavesi: Percebi que não havia um lugar completo para os amantes do café. Foi então que tive a ideia de brincar com o café e ainda oferecer acompanhamentos que também fossem gourmet, desde os salgados até mesmo os doces. E claro, o tradicional dos brasileiros não faltou, mas tudo sempre com um toque especial.

Procurei criar uma rede com muitos diferencias. Temos fabricação própria dos nossos produtos, o que padroniza a qualidade e sabor em qualquer lugar do Brasil. Além dos doces, que são um sucesso, os salgados são maravilhosos. Até na simples coxinha, acredite, aqui ganha um toque especial: você se surpreende!

Mapa das Franquias: Qual o treinamento necessário para que o franqueado possa trabalhar com as iguarias da Petite Amie? Que acompanhamento é dado ao franqueado no dia a dia?

Barbara de Almeida Pavesi: Treinamento intensivo na sede da marca, finalizando e montando as receitas exclusivas. Depois na loja do franqueado, antes da inauguração, repetem-se todos os treinamentos. Os treinamentos também inclui Atendimento ao cliente, gestão do financeiro e do marketing.

Mapa das Franquias: Qual a lucratividade esperada para um franqueado? Quais os dados que alicerçam isso?

Barbara de Almeida Pavesi: De 20 a 30% do faturamento bruto. Como temos a fabricação própria dos produtos, o que estabelece um custo fixo com matéria prima, é possível prever esse faturamento. É claro, se o franqueado segui a gestão do financeiro.

Delícias lambuzadas

Mapa das Franquias: O que é uma “taça suja”? Esse nome é bem aceito pelo consumidor?

Barbara de Almeida Pavesi: Elas são rotuladas “taças sujas” porque saem do convencional. Não se vê em qualquer lugar. São sobremesas nas taças lambuzavas dos melhores chocolates por fora e recebem ingredientes fantásticos.

Mapa das Franquias: Além do sabor, existe o prazer de fotografar os doces na era do Instagram, certo? Como é possível manter essa sofisticação em unidades franqueadas, como padroniza algo tão elaborado?

Barbara de Almeida Pavesi: Aqui tudo é muito grandioso, justamente para surpreender o cliente. Além de conquistar o consumidor, faz parte da nossa estratégia de marketing surpreender para ganhar as redes sociais. Afinal, essa é a mídia que mais cresce no país. Estamos todos conectados e o meu novo cliente pode ser o amigo de alguém que está nos visitando. Também oferecemos cursos específicos em cima apenas de finalização, por isso é muito harmonioso em qualquer franquia que você visitar. Em todas, a aparência será surpreendente.

Mapa das Franquias: Atualmente, a Petite Amie tem 4 undiades no Sul do país. Quais são os planos de expansão da franquia pra 2018?

Barbara de Almeida Pavesi: A Expansão inclui a oferta de novos produtos e serviços, a abertura de master franquia, a adição de 30 novos franqueados, a entrada em novos mercados. Para isso, o pensamento é: ampliar o escopo tanto para atingir novos clientes quanto novos mercados ou novas tecnologias.

Para a elaboração de novos produtos, pretendemos buscar em Paris novas inspirações.