Atualmente no país, as roupas compradas seminovas ocupam hoje 12% do guarda-roupa dos brasileiros, participação que deve crescer 20% e movimentar R$ 24 bilhões em 2025, segundo estudo do Boston Consulting Group.
Na rede de franquias Peça Rara Brechó, fundada há 17 anos em Brasília e uma das principais marcas do segmento second hand (uso de segunda mão) e economia circular, conta com 180 lojas comercializadas e tem previsão de fechar 2024 com 300 unidades vendidas.
Uma das estratégias da marca para dobrar o número de unidades do ano passado é a versão pocket da franquia, lançada durante a ABF Expo, em junho. As novas lojas poderão ser implantadas em cidades de até 150 mil habitantes, com investimento médio de R$ 200 mil (já com taxas incluídas). As novas lojas podem receber os setores feminino e infantil.
A primeira loja no formato pocket está prevista para inaugurar no interior de São Paulo nos próximos dois meses.
O plano de expansão da marca se estende pelas capitais do país que ainda não têm lojas da rede – Rio Branco, Boa Vista e Macapá, além de cidades do interior.
Diferente de um brechó tradicional, os itens do Peça Rara são distribuídos pelo espaço em araras e móveis que fazem com que todas as peças sejam encontradas facilmente. Todos os itens são separados por setores, incluindo feminino, infantil, masculino e, em algumas unidades, casa. Em média, os descontos podem chegar a 50%, proporcionando uma oportunidade aos que desejam economizar.
A operação consiste em o consumidor deixar roupas ou itens de casa em consignação e voltar para buscar o valor arrecadado ou ficar com créditos que podem ser utilizados na própria loja. São peças únicas que passam por uma curadoria visando uma nova utilização. Os itens que não passam pelo controle de qualidade têm dois caminhos – o fornecedor pode retirar ou doar para o Instituto Eu Sou Peça Rara, braço social da marca.
“O consumo consciente é uma mudança de hábitos, uma virada de chave, um novo estilo de vida. Então, é importante pensar sempre em reusar, reciclar e reparar os itens. Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente”, explica a CEO e fundadora do Peça Rara, Bruna Vasconi. “Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam marcas que tenham um propósito claro e onde ele se aplica. Acreditamos em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social”.
Neste ano, o Peça Rara Brechó recebeu o Selo de Excelência em Franchising pelo 2º ano consecutivo e o Prêmio Franquia do Ano em Sustentabilidade Ambiental, ambos promovidos pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.