O mercado fitness no Brasil está vivenciando um notável crescimento nos últimos cinco anos, com um aumento de 22% no número de academias no território nacional, de acordo com a Associação Brasileira de Academias. Essa expansão é respaldada pela expressiva capacidade do país em absorver esse setor em constante crescimento, devido ao grande interesse de público em saúde, estética e exercícios. Prova disso é que o Brasil ocupa a segunda posição global em frequência de academias, com aproximadamente 21% da população nacional sendo assídua frequentadora desses estabelecimentos. A estatística, no entanto, tem tudo para crescer ainda mais, já que quase 80% da população ainda não frequenta um espaço próprio para a prática de exercícios e muitas localidades brasileiras são desassistidas de modelos adequados e financeiramente viáveis, de alcance para a maioria da população.
O aquecimento do mercado fitness no país é reforçado pelo sucesso da rede de academias Allp Fit, que inaugura o sistema proprietário “Top to All” (o melhor para todos), com um modelo acessível, competitivo, inclusivo e de alta performance para atingir um maior contingente de usuários. Inaugurada há pouco mais de um ano, a rede saltou de 10 mil alunos em 2023 para 59 mil em fevereiro deste ano, alcançando presença em diversas cidades e regiões brasileiras.
Se de um lado a rede passa a ocupar um lugar expressivo no pódio dos líderes da cadeia fitness junto ao público final brasileiro, de outro a marca torna-se opção atrativa para empresários, investidores e líderes que desejam se associar a esse potente sistema empresarial em construção. Adotando um regime de crescimento vantajoso e respaldado por um modelo de investimentos seguro, a empresa projeta alcançar 200 unidades até 2025, tornando-se a segunda maior rede de academias do Brasil, com expansão de negócios e oportunidades também no cenário digital e em vendas de suplementos e experiências.
Franquias de sucesso
A recente inauguração da unidade da Allp Fit em Itabuna (BA) foi exemplo desse sucesso e ilustra a força da marca. Durante a pré-venda, a academia conquistou impressionantes 1.826 alunos, atingindo o breakeven antes mesmo do início das operações, com um ticket médio de R$ 116,60. Posteriormente, no primeiro mês de funcionamento, a unidade superou a marca de 2.800 alunos e faturamento mensal na casa dos R$ 306 mil.
A unidade de Coronel Fabriciano (MG) também se destacou, atingindo o breakeven antes mesmo do início das operações e com 60 dias de antecipação frente às estimativas. Com a pré-venda captando mais de 1.500 alunos a um ticket médio de R$ 117, a unidade localizada no estado de Minas Gerais alcançou um faturamento expressivo, na ordem dos R$ 164 mil mensais.
Por fim, a unidade de Londrina é mais um case de sucesso notável para a Allp Fit. Durante a pré-venda, a academia já acumulava mais de 1.100 alunos matriculados, sinalizando uma inauguração acertada, antes mesmo do início das operações. No primeiro mês de funcionamento, a unidade já atingiu o breakeven, contando com 1.555 alunos e um ticket médio de R$ 119,56. O resultado foi um faturamento mensal expressivo na casa dos R$ 170 mil.
Rendimento acima de aplicações
Buscando uma meta de 4 mil alunos para cada unidade, uma franquia Allp Fit neste patamar oferece ao franqueado e investidor a porcentagem de 7% de ROI (retorno sobre investimentos) ao mês. Com uma estatística um pouco mais conservadora de alunos, a partir de 3 mil usuários, por exemplo, uma franquia gera cerca de 3,2% de ROI ao mês. Com isso, a previsão anual de lucros pode chegar a uma média de 60% anuais de retorno sobre investimento, uma estática de lucros bastante atrativa para investidores, já que aplicações de mercado com renda fixa e móvel, variam bem abaixo desse número. A poupança, por exemplo, rende em média 0,58% ao mês, enquanto o Tesouro Direto paga 0,87% em média ao mês e o CDB 0,97% ao mês. Já as aplicações em ações da Bolsa de Valores costumam pagar de 1% a 2% ao mês.
Com esses números e um modelo inovador de prestação de serviços na área fitness, a Allp Fit planeja conquistar recordes não apenas em número de alunos, mas também junto a parceiros de negócios e novos franqueados. Para crescer de forma acelerada e compartilhando resultados, a rede se apoia na experiência de sucesso de um dos maiores empresários e investidores brasileiros, o mineiro Anderson Franco, CEO da Allp Fit e líder por trás de um sólido conglomerado de mais de 200 empresas, presentes em mais de 15 estados do país.
Atualmente, a Allp Fit opera com 22 unidades em exercício, com outras 40 unidades já vendidas e com localização de outras 16 praças disponíveis e reservadas para investimento, distribuídas em capitais e principais cidades nas cinco regiões do Brasil. Anderson Franco, que assume a responsabilidade de alavancar a expansão da Allp Fit até 2024, anunciou um investimento de aproximadamente R$ 150 milhões na expansão da rede em 2023.