Fundada em 2013 e já com a sua primeira unidade franqueada no ano seguinte, a Brasileirinho Delivery, pioneira no conceito de entrega de refeições da culinária brasileira em caixinha, possui hoje mais de 250 franqueados em 19 estados brasileiros – a meta agora é abrir 50 novas unidades em 2023.
Os pratos da marca são servidos em embalagens inovadoras e práticas, que além de manterem a temperatura da comida aquecida por até 30 minutos, podem ir ao micro-ondas e serem descartadas após o consumo sem agredir o meio ambiente.
O preparo dos boxes é feito individualmente no ato em que o pedido é realizado nas unidades franqueadas. Além de uma excelente experiência de consumo do cliente, que pode consumir os produtos onde quer que ele esteja, a rede trabalha com insumos frescos e selecionados, adquiridos localmente pelo franqueado, preservando assim a qualidade e o frescor da comida.
Com faturamento anual de R$375.000.000,00, o sucesso da marca se dá pela praticidade e variedade de opções no cardápio, que possui 34 sabores fixos e obrigatórios para todas as unidades e 20 pratos facultativos, que são definidos de acordo com as regiões em que alguns insumos tem menores custos e são de fácil aquisição.
Os pratos são variados e contam com opções que vão desde o tradicional até massas, yakisobas e veganos. São duas as opões de boxes: Individual (400g), que custa R$27,00 e a Grande (700g), R$39,00. Segundo a rede, apesar da média de faturamento mensal por unidade franqueada ser de R$125.000,00, há cases de faturamento de até R$250.000,00 mensais.
Com estrutura mínima de 60m² para implantação de uma unidade franqueada e valor de investimento relativamente baixo comparado a outras redes de franquia de alimentação e retorno de 18 a 24 meses, os franqueados contam com total apoio por parte da franqueadora, que oferece fornecedor de suprimentos homologado, embalagens padronizadas e itens certificados pela ANVISA.
Além disso, a rede desenvolveu e disponibiliza sistema de vendas e de gestão, aplicativo próprio, agência de marketing interna, cardápio digital e parceria com instituições financeiras. O franqueado recebe também projeto arquitetônico com layout operacional, abertura de CNPJ, treinamentos, acompanhamento e suporte total e contínuo na gestão da unidade. Tudo isso para garantir a qualidade do negócio e o aumento da produtividade e gerenciamento de todas as atividades do dia-a-dia entre franqueadora e franqueados.
Com a expectativa de crescimento da demanda de serviços delivery, a estratégia do grupo hoje está na expansão da sua rede, como afirma Jhonathan Ferreira, fundador da marca: “No momento, estamos focados em aumentar nossos canais de venda, utilizando aplicativo próprio, cardápio digital e as nossas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp) como estratégias para aumentar nossas vendas e, consequentemente, o faturamento. Dessa forma, minimizamos a dependência nos marketplaces”.
Para ser um franqueado Brasileirinho Delivery, a rede busca empreendedores com formação acadêmica completa na área de administração de empresas ou com vivência em gastronomia, que tenham disponibilidade em acompanhar a rotina da unidade franqueada de perto junto à franqueadora e que tenham disciplina em seguir as estratégias e padrões da marca.