Fazer pedidos dos mais variados produtos via delivery já era algo corriqueiro entre nós, brasileiros, antes da pandemia – a praticidade e comodidade de não precisar se deslocar e enfrentar trânsito intenso para aquisição de comida, medicamentos e demais itens, se mostrou ainda mais útil e necessário em período pandêmico. Uma pesquisa realizada pela agência Edelman no setor de delivery de restaurantes, feita com pessoas com idades entre 18 e 55 anos, apontou que 40,5% dos pedidos foram feitos através desta modalidade antes da pandemia, contra 66,1% durante o período de emergência sanitária.
Esse salto nos percentuais mostra que o que era visto como tendência está cada vez mais se tornando um hábito no Brasil. Assim, empresas como o Brasileirinho Delivery, rede de franquias pioneira no conceito de entrega de refeições da culinária brasileira em caixinha, investem continuamente em tecnologia para se enquadrarem cada vez mais às necessidades dos seus clientes. O Brasileirinho Delivery, por exemplo, dispõe de aplicativo próprio e contabiliza, atualmente, mais de 726 mil pedidos mensais, ultrapassando os 8,72 milhões de pedidos anuais através desta modalidade. O aplicativo facilita a vida não somente do consumidor como do franqueado, que passa a ter maior capacidade de gerir ações e campanhas de venda.
O app do Brasileirinho conta com vantagens, promoções, cupons e lançou, no dia 19 de setembro, o seu programa de fidelidade, tendo como divulgadora a chef de cozinha e também influenciadora digital Denise Gaviolli, participante da quinta edição do Back Off Brasil. O programa consiste em trocar cada real comprado no app por um ponto, que ao atingir determinado valor poderá ser trocado por bebidas, adicionais ou um novo box.
Com o crescimento da demanda de serviços de delivery, a estratégia do grupo hoje está na expansão da sua rede, como afirma Jhonathan Ferreira, fundador da marca: “No momento, estamos focados em aumentar nossos canais de venda, utilizando aplicativo próprio, cardápio digital e as nossas redes sociais como estratégias para aumentar nossas vendas e, consequentemente, o faturamento”.
A rede possui hoje mais de 250 franqueados em 19 estados brasileiros e a meta agora é abrir 50 novas unidades em 2023. Com faturamento anual de R$375 milhões, o Brasileirinho Delivery aposta em pratos variados, com opções que vão desde a feijoada até massas, yakisobas, veganos e sobremesas. O cardápio é composto por 34 sabores fixos e obrigatórios para todas as unidades e 20 pratos facultativos, que são definidos de acordo com as regiões em que alguns insumos tem menores custos e são de fácil aquisição. A média de faturamento mensal por unidade franqueada gira em torno de R$125 mil.
Com estrutura mínima de 60m² para implantação de uma unidade e valor de investimento relativamente baixo comparado a outras redes de franquia de alimentação, o Brasileirinho Delivery dá total apoio aos seus franqueados e prazo de retorno de 18 a 24 meses. Além disso, o franqueado recebe também projeto arquitetônico com layout operacional, abertura de CNPJ, treinamentos, acompanhamento e suporte total e contínuo na gestão da unidade.
Para ser um franqueado Brasileirinho Delivery, a rede busca empreendedores com formação acadêmica completa na área de administração de empresas ou com vivência em gastronomia, que tenham disponibilidade em acompanhar a rotina da unidade franqueada de perto e que tenham disciplina em seguir as estratégias e padrões da marca.