Redes de franchising como a Croasonho e a Acerte Franchising estão em diversos estados brasileiros. Atualmente estas duas empresas citadas tem renda média mensal em suas franquias alta e o retorno de investimento é de até dois anos e meio. Enquanto uma franquia da Croasonho tem a média de lucro mensal de partir de 15%, na rede de lavanderias este rendimento fica entre 25% e 35%. Estas duas marcas expandiram e suas unidades e não perderam a força. Elas investiram no branding de franquias. Davi Bertoncello, presidente da agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research, explicou como o branding é eficaz na hora de estender a rede para outras regiões e falou sobre a importância da pesquisa de mercado a cada decisão que o empresário for tomar. Confira!
Mapa das franquias – Primeiramente, o senhor teria como explicar o que é branding de franquias para os leitores que conhecem pouco ou desconhecem o assunto?
Davi Bertoncello – Branding de franquia é um conceito que une força da masterbrand ou marca-mãe junto de ações loja a loja dos franqueados. Cada franquia possui políticas próprias, algumas são bem restritivas quanto a comunicação do franqueado, enquanto outras permitem aos seus lojistas certa liberdade para estratégia de comunicação. Fato é que o branding nesta área deve respeitar tanto marca mãe, como regionalizações e expertise loja a loja.
Mapa das franquias – Em uma País de tamanho continental como o nosso é o nosso, qual a melhor forma de tornar a marca franquias conhecida?
Davi Bertoncello – Não existe receita de bolo. Cada segmento tem suas políticas de ‘boas práticas’. O que posso afirmar como especialista é que, de forma geral, o lojista deve sempre respeitar a masterbrand e fazer a menor quantidade de ações próprias (climatizações) possíveis. Tudo para que exista uma unidade da marca o que é essência para a criação de vínculo com o consumidor.
Mapa das franquias – Ainda se falando no tamanho territorial. Como o gestor de marca pode fortalecer o nome e tornar a marca em sucesso em diferentes regiões do Brasil, sendo que cada uma tem sua própria cultura?
Davi Bertoncello – Primeiramente a política de abertura de franquias deve ser muito clara e rígida em relação ao escopo de projeto. Claro que o lojista precisa respeitar a regionalização e cultura de sua área de atuação, mas se a unidade de marca for desrespeitada, perdem todos, franquiador e franqueado. Além do mais, um franqueado que deseja alterar muito a sua loja, talvez prefira abrir um loja com marca própria. Seria o melhor caminho para não sofrer com ingerência da marca mãe.
Mapa das franquias – Quando a marca tem menos de cinco anos de existência, porém já possuí algumas unidades franqueadas no seu estado é recomendável que essa franqueadora abra novas unidades em estados diferentes e em outras regiões do Brasil ou é recomendável que primeiramente ele expanda para a sua região?
Davi Bertoncello – Mais uma vez não existe receita única, certo ou errado. De todo modo, é mais simples (do ponto de vista de criação de branding) se fortalecer em uma região para depois expandir para outras regiões.
Mapa das franquias – É recomendável que antes de expandir a marca se realize uma pesquisa mercadológica para assim planejar as ações da unidade?
Davi Bertoncello – É mais do recomendável. É fundamental. Uma das grande miopias do marketing brasileiro é achar que um modelo de negócio rentável em uma região, pode ser levado as demais sem nenhum tipo de conhecimento específico sobre o novo mercado. Ao agir desta forma, a empresa está negligenciando o fato de que a cultura regional é de suma importância no Brasil. Existem características diferenciadoras muito acentuadas de região para região.
Mapa das franquias – Como as pesquisas de mercado podem auxiliar no planejamento de ações de marketing da empresa?
Davi Bertoncello – As pesquisas são de suma importância para montar um retrato do local e possibilitar uma tomada de decisão baseada nas características de cada mercado e não apenas no insight do profissional de planejamento/criação.
Mapa das franquias – Para encerrar. Quais as principais dicas para quem pretende expandir a sua marca?
Davi Bertoncello – Expandir é um caminho natural, mas sempre deve ser levado em consideração o momento de mercado do segmento, os indicadores macroeconômicos. Enfim, não é nada simples e é um movimento que precisa ser acompanhando de perto por especialistas Portanto, antes de pensar em expandir, a companhia deve ter muita certeza e confiança no passo que está dando. Mais do que isso, deve se cercar de profissionais especialistas neste momento, pois muitas vezes seu ‘achismo’ de que é o momento certo, pode levar a uma decisão sem volta.
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