Da preocupação nutricional de uma das filhas com a saúde das pessoas e a sustentabilidade do meio ambiente para uma rede com mais de 100 lojas no país e que atende mais de 2,5 milhões de clientes na média anual. É dessa forma que pode ser contada a história da Bio Mundo – franquia de produtos naturais e saudáveis. Fundada em Brasília, em 2015, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael e Bruna, além de Adriana, que deu origem à ideia, a rede rapidamente se consolidou como a mais completa do segmento do Brasil.
Agora, aos cinco anos, a Bio Mundo tem planos ambiciosos para o futuro. Para isso, tem ampliado a presença em estados onde ainda não atua e aumentado a participação em cidades estratégicas, como São Paulo. “Visamos ter 206 unidades para sermos líderes no mercado de produtos naturais. Estamos investindo em lojas próprias de rua, nos nossos multifranqueados e em parcerias importantes, como a mais recente para abrir pontos nos hipermercados Extra da capital paulista”, garante Mothé.
De acordo com o CEO, a meta é abrir 206 unidades e atingir faturamento acima de R$ 580 milhões até 2024. “Mas esse crescimento também passa pela força das marcas próprias. Apostamos no lançamento da ‘Bio 365’ e no reposicionamento da ‘Natureza Mix’ para elevar a participação das vendas nas lojas ao democratizarmos o acesso aos nossos itens exclusivos em mais regiões”, afirma.
Outra iniciativa da Bio Mundo para alcançar a liderança no segmento é fortalecer cada vez mais o delivery. Implementado durante a pandemia para manter a receita e amenizar os prejuízos provocados com o isolamento social, a rede recorreu ao aplicativo WhatsApp para disponibilizar um novo canal de vendas e investiu em marketing e distribuição para pedidos diretos na plataforma para beneficiar os franqueados. Nesse período as entregas à domicílio alavancaram as vendas, que já representam 10% do total comercializado atualmente pela marca.
Presente no Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, além do Distrito Federal, a rede possui mais de 700 funcionários e oferece cerca de 2 mil itens sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, encapsulados naturais, alimentos congelados e refrigerados, suplementos esportivos e a venda a granel de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos.
A Bio Mundo também tem o compromisso com a sustentabilidade, por isso, utiliza somente papeis reciclados, sacolas biodegradáveis e lâmpadas de LED. Seus granéis permitem, ainda, a possibilidade de redução do uso de embalagens por parte dos consumidores, com a compra através de potes de vidro no lugar de sacos plásticos. “Preservar o meio ambiente é um valor ético fundamental para nós e que colocamos em prática todos os dias ao aliar a nossa paixão em servir para proporcionar bem-estar para quem busca ter e manter uma alimentação balanceada contribuindo para o cuidado com o planeta”, conclui Edmar Mothé.
Em 2019, a Bio Mundo encerrou o ano com faturamento de R$ 135 milhões, um crescimento de 32% em relação ao ano anterior. Já para 2020, a expectativa é inaugurar 17 lojas e registrar alta de 21% no faturamento.