O sucesso das franquias no interior de São Paulo demonstra que é possível prosperar em diferentes cenários quando há estratégia e suporte para empreender.
No ranking das 30 maiores cidades em operações de franquias, 14 não são capitais e seis delas são do interior de SP, segundo recente estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Neste estudo foram divulgadas as 30 cidades que mais cresceram em número de operações de franquias no País no 1º semestre. Indicando o aprofundamento da presença do setor pelo país, segundo o estudo, as cidades não capitais tiveram um crescimento médio de 9% em volume de operações, enquanto nas capitais esse índice foi de 5%.
O interior paulista foi um dos destaques, sendo que, das 12 cidades não capitais no ranking das 30 maiores, seis são do interior de São Paulo (Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Rio Preto, Jundiaí e São José dos Campos). Além disso, analisando-se o interior paulista como um todo (não apenas as 30 maiores), o volume de unidades de franquias em operação chegou a 24% no 1º semestre.
“Empreender no nosso próprio negócio já era um sonho antigo. Abrir uma franquia, ainda mais no interior, está sendo uma realização enorme em tão pouco tempo”, conta Luciana Reigota Naves (46 anos) e seu esposo Irawild Rafael Amada Júnior (48 anos).
Ambos formados na área de tecnologia da informação, escolheram a oportunidade de uma mudança de estado para embarcar na empreitada. “A vontade de empreender sempre foi latente. Foi quando nos mudamos para a região de São Roque, em janeiro de 2023 e começamos a estudar modelos e áreas de negócios que tivéssemos conexão”, continuou Luciana, que confirmou suas fichas na própria feira ABF. “Participamos da feira da ABF e foi uma grata surpresa encontrar a Bio Mundo lá!”
O casal decidiu investir no ramo em destaque no setor de franquias: a alimentação, que cresceu no último ano mais de 17%, certos de que a expansão das unidades próprias está próxima. “Nosso objetivo a curto prazo é expandirmos ainda mais a marca, abrindo novas unidades e contribuindo para que o público da cidade conheça cada vez mais produtos diferentes do comum”, ressaltam os novos franqueados da rede de alimentação saudável e produtos naturais, Bio Mundo.
A Bio Mundo é uma das empresas que vem expandindo fora do eixo São Paulo – Rio de Janeiro. “A empresa que surgiu de maneira familiar, nasceu do desejo de montar um negócio que pudesse aliar cuidados com o planeta e a saúde das pessoas. O sucesso crescente da empresa se deve, sobretudo, à qualidade dos produtos oferecidos e a democratização do serviço agregado com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os clientes”, afirma Edmar Mothé, CEO da rede.
Aprofundar a capilaridade, seja no interior ou em outras regiões das capitais, demanda adaptações no negócio, seja uma revisão de mix de produtos ou mudanças nas operações das unidades. “Neste sentido, quando analisamos a amostra das 30 maiores cidades, notamos que modelos de franquias com variedade de produtos em portfólio, itens que fujam da normalidade do dia a dia, assim como, um serviço que tende a proporcionar saúde, beleza e bem-estar através da alimentação, tiveram um crescimento mais intenso”, explica Mothé.
Para o CEO, esse ‘’boom” também ocorreu devido à carência de lojas e produtos que o público enfrentava. “Nossa intenção desde o início foi atender a todas as necessidades no que se refere, saúde, estética e bem-estar. Nosso diferencial foi justamente trazer a loja mais completa do Brasil com produtos a granel (temperos, castanhas, chás, etc), produtos naturais (diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose, vegano, etc) e uma linha completa de nutrição esportiva em um único lugar”, celebra ele.
A nova loja Bio Mundo está localizada em São Roque, no Catarina Fashion Outlet, no piso 1, na loja 178 do empreendimento, oferecendo design único e sofisticado, além de ser planejada para facilitar a localização dos produtos e uma boa circulação das pessoas. “Nossa unidade conta com a mesma diversidade de produtos da rede. São mais de 3.000 produtos em prateleiras, 300 opções a granel e toda a linha de suplementação e nutrição, além das marcas próprias Bio Mundo, a fim de oferecer o melhor que o público da região já experimentou”, finaliza a franqueada.