O restaurante Billy The Grill – Casa do Churrasco na Pedra e o Bar Vizinhando – Botecagem de Raiz, ambos do Grupo Alento, acabam de incluir no cardápio produtos da nova linha “The Vegetarian Butcher”, da Unilever.
O lançamento da multinacional anglo-holandesa, previsto para o dia 17 de outubro em todo o Brasil, traz opções de hambúrgueres, nuggets, carne moída e almôndegas, produzidos sem derivados de carne, à base de proteína vegetal. Idealizados no início dos anos 2000, a linha têm como base proteína texturizada de soja, óleo de girassol e óleo de coco.
A nova linha é a aposta do Grupo Alento para ampliar o cardápio, dos mais de 50 restaurantes. O conceito das duas marcas contempladas pelas novidades não mudou. O objetivo do lançamento é oferecer também opções para os vegetarianos e flexitarianos – grupo que busca reduzir o consumo de carne de origem animal, optando pelo consumo de produtos vegetarianos em alguns dias da semana.
Nos restaurantes do Grupo Alento, apesar de duas das novidades serem servidas com maionese vegana, os produtos não são considerados veganos, pois são preparados no mesmo ambiente dos pratos à base de origem animal. No Billy The Grill – A Casa do Churrasco na Pedra, os clientes já poderão pedir o Billy Veggie Burger (Hambúrguer plant based com queijo muçarela, alface e tomate, e maionese Hellmann’s vegana, no pão de hambúrguer) por R$24,90. A opção estará disponível em restaurantes físicos da Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste do Rio e nas lojas iFood Billy The Grill e Billy Burger.
Já no Bar Vizinhando – Botecagem de Raiz, serão duas novas opções no menu. OHambúrguer Raiz (Delicioso hambúrguer a base de plantas com queijo muçarela, cebola caramelizada e Hellmann’s vegana e fritas) por R$38,90, e a Kafta Veggie (Kafta de proteína vegetal, finamente temperada com cebola, alho e hortelã fresca) por R$16,00. Os Produtos estarão disponíveis em todas as casas Vizinhando da Zona Sul e Barra da Tijuca, além das lojas iFood Vizinhando e VZ Burgers.
Segundo resultados de pesquisa conduzida pelo The Good Food Institute em parceria com o departamento de psicologia da Universidade de Bath, do Reino Unido, o nível de aceitação de carnes vegetais do consumidor brasileiro é elevado. Entrevistas com 1.852 pessoas de 18 a 56 anos e de diferentes classes sociais realizadas entre 10 e 25 de agosto mostrou que 89% provariam carne vegetal, 72% comprariam o produto e mais de 52% substituiriam carnes convencionais por proteínas feitas de plantas com as mesmas características sensoriais, como sabor e textura.