Foi a partir de uma necessidade da ex-professora de biologia, Lucilaine Lima, que nasceu a primeira unidade do Instituto Gourmet Brasil. Em 2010, ela resolveu trocar as salas de aulas para investir em vendas de doces caseiros e assim poder ficar mais próxima de seu primeiro filho.
“Eu estava em busca de fornecedores para nosso casamento e não encontrei ninguém disponível para fazer bem-casados. Foi quando eu passei a testar diversas combinações de receitas e coloquei como meta fazer o melhor bem casado que meu marido já tinha comido”, comenta Lucilaine.
A única dificuldade, é que Lucilaine não tinha muita experiência na cozinha, muito menos na confeitaria, por isso, a empreendedora passou a dedicar-se cada vez mais nos estudos da confeitaria. Com muita dedicação, Lucilaine se tornou referência na região e com a alta qualidade de seus produtos, seus clientes questionavam seus segredos culinários, foi quando então resolveu repassar as informações que tinha transformando suas receitas em um negócio de sucesso.
“Começamos na cozinha de casa, reunia cerca de 10 mulheres, e repassava meus conhecimentos para as alunas”, pontua. Percebendo o entusiasmo e a proporção que as aulas estavam tomando, Robson Fejoli, marido de Lucilaine, sugeriu que eles abrissem um lugar exclusivo para as aulas.
A primeira unidade do Instituto Gourmet Brasil nasceu em 2014, em Serra, no Espirito Santo. Na época, Lucilaine cuidava desde o material didático e aulas, até da organização, finanças e limpeza da escola. Em pouco tempo, a procura pela escola foi aumentando e mostrando seu potencial de mercado.
O casal contou com o auxílio de Glaucio Athayde que, assim como Robson, possuía anos de experiência em cursos profissionalizantes e, em 2017, depois de muito testar, a rede ingressou para o setor de franquias, já no primeiro ano comercializou 35 unidades.
Seguindo um crescimento exponencial, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com o Grupo de Investimento SMZTO e no ano seguinte, obteve um crescimento de 80% e chegou na marca de R$ 90 milhões de faturamento.
“A SMZTO deu mais visibilidade e contribuiu na expansão além de ter contribuído muito na profissionalização da empresa neste período. Nos trouxe muita governança”, comenta Glaucio Athayde.
Hoje, 8 anos após seu lançamento no mercado a rede comemora a consolidação no mercado e números expressivos. Só no primeiro semestre desse ano, a marca conta com 160 unidades comercializadas, 138 inauguradas e o faturamento de mais de R$ 50 milhões. “Hoje contamos com 40 mil alunos ativos em nossas unidades, se contarmos desde o lançamento da marca, já tivemos mais de 100 mil vidas transformadas pela rede”, comemora.
Para a idealizadora da rede, esse momento é de comemoração, “a minha visão quanto ao futuro do Instituto Gourmet sempre foi holística, desde a sua fundação. A responsabilidade de transformar vidas e de continuar sendo o combustível do sonho de muitas pessoas continua latente na essência. E estamos só começando” pontua Lucilaine.
Para manter o crescimento com qualidade, a rede analisou o mercado e passou implementar mudanças para os alunos e franqueados da marca como a criação do curso Faça e Venda – ideal para quem deseja garantir uma renda extra. Além do lançamento do APP do aluno com ações empregabilidade através de parcerias, reformulações de cursos e a criação do PFF (Programa de Formação do Franqueado).
Quando o assunto é expansão, estudando o mercado pós pandemia, a rede criou dois novos modelos de negócios focando em cidades menores, hoje são três modelos de negócios disponíveis: modelo Slim para cidade a partir de 60 mil habitantes, modelo Select para cidades a partir de 110 mil habitantes e o modelo Premium para cidades a partir de 450 mil habitantes.
Presente nos três pilares de maior crescimento econômico – educação, gastronomia e franchising – a marca reforça seu potencial no mercado. “Hoje, nosso franqueado tem o poder de transformação social no território que está inserido, levando aos alunos através da gastronomia e do empreendedorismo, uma mudança de vida”, reforça Robson Fejoli, sócio diretor da rede.
Cerca de 75% das unidades são geridas por franqueados multiunidades, o que valida o sucesso do modelo de negócio. “Temos cases de franqueados com 2, 5 e até 9 unidades. Quando se aporta o seu investimento no mesmo negócio, temos a certificação de que de fato o business funciona, não só em questão de tempo de retorno de investimento e lucratividade, mas também de apoio da franqueadora”, pontua Glaucio.
A expectativa da marca é um crescimento de 40% no faturamento e expandir para todas as regiões do país principalmente no Centro-Oeste e Nordeste. “Temos uma satisfação enorme em ver uma marca que nasceu na cozinha da minha casa, hoje ser uma referência e acreditamos que é só o começo. Queremos impactar muitas vidas ainda, começando por nossos alunos e por consequência de nossos franqueados”, finaliza Fejoli.