Para dobrar a capacidade da produção de cercamentos urbanos e da linha de gradis para a proteção de máquinas e equipamentos até o primeiro trimestre de 2025, a Belgo Arames, maior produtora de arames de aço da América Latina, anuncia o investimento de R$ 20 milhões em sua fábrica de telas localizada em Contagem (MG). “Estamos em um processo de expansão no mercado de cercamentos e este investimento nos coloca em linha com as melhores tecnologias do mundo, tanto em qualidade quanto em eficiência”, afirma o CEO da Belgo Arames, Rodrigo Archer.
O principal recurso será aplicado na aquisição de um maquinário diferenciado, o primeiro do gênero a ser usado no Brasil, que tem como principais diferenciais a otimização da produção com redução do consumo de energia elétrica em até 35%. O equipamento garante maior flexibilidade para as trocas de programa e amplia as possibilidades de customização de produtos e projetos, de acordo com as necessidades de cada cliente.
Segundo o CEO, o projeto de investimento será realizado em fases, entre junho de 2024 e o primeiro trimestre de 2025, e prevê, além do novo maquinário, a readequação de layout de galpão e a ampliação da área de estocagem e do pátio da unidade.
“Esta é a primeira fábrica dedicada exclusivamente à fabricação de gradis do Brasil e mesmo após 20 anos de produção, segue sendo pioneira. Temos buscado soluções inovadoras e cada vez mais sustentáveis para o nosso negócio, e esse investimento será essencial para atendermos às novas demandas do mercado”, completa Archer.
O mercado de telas é um dos mais estratégicos para a Belgo. “Estamos em fase de expansão estratégica pelo Brasil com a franquia Belgo Cercas, a única dedicada ao cercamento urbano. Aumentar a capacidade de produção dos produtos do portfólio deste negócio é essencial”, afirma o executivo.
Outro mercado em expansão da empresa é o de gradis de proteção para máquinas e equipamentos, adequados às exigências da norma regulamentadora NR-12 (proteção de vidas e segurança industrial). “Por isso, temos investido em mais tecnologia empregada à linha da Belgo Soluções Protec”, conclui Archer.